Exclusivo: Pliskova avança no Australian Open, mas diz viver "um dia por vez" no tour

Karolína Plíšková despencou no ranking após se afastar do tour
Karolína Plíšková despencou no ranking após se afastar do tourPAUL CROCK / AFP

Após vencer a americana Sloane Stephens na 1ª rodada do Australian Open, a ex-número 1 do mundo Karolína Plíšková afirmou ao Flashscore que ainda não faz planos além do 1º Slam do ano, já que continua se recuperando de duas cirurgias distintas no tornozelo esquerdo.

Disputando sua primeira partida oficial em mais de três meses, Plíšková travou um duelo equilibrado no primeiro set contra Stephens, vencendo um tiebreak tenso por 9-7 antes de conseguir três quebras consecutivas para fechar o segundo set em 6-2.

Siga o Australian Open em tempo real

Semifinalista em Melbourne em 2016, a tcheca de 33 anos segue uma recuperação cuidadosa após longo período afastada do tour. Voltar ao topo do mundo é a última coisa em sua mente no momento, pois há poucos meses ela cogitava sua aposentaria do tênis.

Atual 1.057ª do ranking, Plíšková agora terá um confronto inédito contra a indonésia Janice Tjen, que eliminou a cabeça de chave número 22, Leylah Fernandez, do Canadá, na estreia. Confira a conversa exclusiva da tcheca com o Flashscore após sua estreia no Aberto da Austrália:

• Da arquibancada, parecia que as coisas estão começando a dar certo para você novamente. Ainda é cedo no torneio, mas como está se sentindo fisicamente?

“Estou bem. Treinei bastante na academia, então acredito que vou ficar bem.”

• Sua rotina de recuperação vai ser diferente desta vez, considerando o que passou no ano passado?

Dessa vez vou passar muito mais tempo na maca com o fisioterapeuta! Mas é assim mesmo. Claro, não tenho mais 20 anos e preciso cuidar do meu corpo. Principalmente da perna que foi operada duas vezes. Vou precisar fazer algumas coisas diferentes, mas no geral será parecido.

• No mês passado, você nos disse que não fez planos além do Australian Open por conta da incerteza física e mental. Agora que está voltando a se sentir mais à vontade em quadra, já pensou no que vem pela frente? Está se sentindo mais pronta para encarar uma temporada completa depois do sucesso de hoje?

“Ainda não tenho planos no momento. Gostaria de jogar um pouco mais (usando meu ranking protegido), mas tudo vai depender de como meu corpo vai reagir. Nem sei como vou me sentir amanhã! Agora estou vivendo um dia de cada vez (risos).”