Fonseca avançou após desistência de seu adversário, quando vencia o embate de virada por 3-6, 6-3 e 4-1, em 1h26min.
Confira a tabela completa do ATP 500 da Basileia
Na semifinal deste sábado, o jovem brasileiro encara o espanhol Jaume Munar (43º), que precisou de apenas 1 set para superar o canadense Félix Auger-Aliassime em seu jogo das quartas. O confronto entre Fonseca e Munar é inédito no circuito.
João joga bem e Shapovalov desiste do nada
João chegou descansado para o jogo contra Shapovalov, já que venceu as oitavas de final por W.O.
O carioca quebrou o adversário logo no 1º game do duelo, mas levou o troco em seguida. O canadense foi mais criativo na primeira parcial, criando problemas para o carioca, que teve seu saque quebrado novamente no 4º game.

No 2º set, João Fonseca foi mais sólido e achou passadas incríveis para quebrar Shapovalov duas vezes na parcial.
Confira todas as estatísticas da partida
No 3º set, a qualidade dos golpes de João e a diferença de energia entre ambos foi determinante, e o carioca sobrou em quadra.
Quando a derrota parecia inevitável, o canadense arregou
Shapovalov abandonou o jogo inesperadamente, logo após ser quebrado pela 2ª vez na parcial decisiva. Ele havia reclamado algumas vezes com o árbitro sobre alguém quebrando seu ritmo no saque, e empilhou duplas faltas na parte final do confronto, mas não havia pedido tempo médico ou demonstrado qualquer problema físico até então.
Feito histórico e subida no ranking
João Fonseca é o 1º brasileiro na história após Gustavo Kuerten a chegar entre os semifinalistas de um ATP 500.
O carioca de 19 anos está subindo momentaneamente para a 39ª posição (+7) do ranking mundial. Se conquistar o título na Suíça, João entrará no top 30.
