O triunfo de João Fonseca sobre o espanhol veio com um 6-3 e 6-4, em 1h26. O título dará 500 pontos no ranking para o brasileiro, que passará de 46º do mundo para 28º, a sua melhor posição na carreira. Além disso, o carioca se tornou o quinto melhor tenista do Brasil na história do ranking da ATP, atrás de Gustavo Kuerten (1º), Thomaz Bellucci (21º), Thomas Koch (24º) e Fernando Meligeni (25º).
Veja a chave completa do ATP 500 da Basileia
A conquista na Basileia é a primeira do tênis brasileiro em torneios deste nível desde 2001. O último havia sido Gustavo Kuerten no Masters 1000 de Cincinnati. Apenas Guga e João conquistaram títulos ATP acima do nível 250 na história do Brasil.
João Fonseca agora se concentra no Masters 1000 de Paris, último grande torneio do brasileiro na temporada. O tenista de 19 anos estreará contra o canadense Denis Shapovalov, número 23 do mundo.
Absoluto na final
João Fonseca foi mais uma vez perfeito em uma decisão e terminou com uma atuação irretocável. O brasileiro mostrou sua força desde o início e já quebrou o saque do espanhol no segundo game. Mesmo vendo uma reação do adversário no quinto game, quando Fokina quebrou o seu serviço, se manteve firme para fechar a primeira parcial em 6-3.

No segundo set, João mais uma vez quebrou o Fokina no primeiro game de set do espanhol e mostrou que estava disposto a fechar a final rapidamente. Ao contrário da primeira parcial, o brasileiro não foi mais quebrado e garantiu o título sacando no 10º game.
