O italiano venceu Yunchaokete por 6-3 e 7-6 em 2h07 de duelo.
O chinês de 22 anos entrou como convidado no torneio, e surpreendeu a todos eliminando Lorenzo Musetti (16º) e Andrey Rublev (6º) em sets diretos, mas não resistiu ao número 1 do mundo.
Bu Yunchaokete havia jogado apenas um evento do ATP Tour na temporada (o ATP 250 de Hangzhou na semana passada), e provou ser capaz de competir com os melhores jogadores do mundo.
No entanto, os problemas extra-quadra, com o caso de doping, parecem não ter abalado Sinner, que segue rumo ao bicampeonato em Pequim.
Depois de uma primeira parcial tranquila, vencida em 54 minutos, o italiano teve um pouco mais de dificuldade na segunda parte, antes de dominar o tie-break.
Novo clássico
A decisão do Aberto da China, às 6h da manhã desta quarta-feira (2), coloca frente a frente os dois campeões de Grand Slam do ano. O italiano papou o Australian Open e o US Open, e o espanhol conquistou Roland Garros e Wimbledon.
Siga a final do ATP 500 de Pequim em tempo real
Alcaraz, que vem de vitória na semi contra Daniil Medvedev, leva vantagem no retrospecto contra o amigo (5 vitórias e 4 derrotas). Na única decisão entre eles até aqui, Sinner levou a melhor – foi no ATP 250 de Umag, na Croácia, em 2022.
“É claro que amanhã vai ser completamente diferente”, disse Sinner. “Nós nos conhecemos muito bem. Vai ser tático, mas estou ansioso por isso.”
No ano passado, Sinner derrotou Alcaraz nas semifinais de Pequim e levantou o título.
O número 1 do mundo chega de 15 vitórias consecutivas no tour, enquanto o espanhol ganhou suas últimas oito partidas.