Halep (870ª do ranking) foi eliminada após 59 minutos em seu primeiro duelo com Bronzetti (72ª do ranking).
A ex-número um do mundo estava jogando sua primeira partida de simples este ano, depois de perder em Cluj-Napoca na primeira rodada de duplas com Ana Bogdan.
No final da partida, Simona fez um discurso anunciando sua aposentadoria do tênis. "Sou uma pessoa realizada. Eu nem sonhava em conseguir isso. Minha família tem estado perto de mim desde o primeiro momento. Sem eles, eu não poderia ser quem sou. Eu os amo e os agradeço por me apoiarem em qualquer decisão que eu tomei.
"Não sei se com tristeza ou com alegria, acho que ambos os sentimentos estão me testando, mas tomo essa decisão com o coração em paz e sempre fui realista comigo mesma. Meu corpo não carrega tanto para chegar onde eu provavelmente estava, é muito difícil chegar lá e eu sei como é chegar lá.
Longe do sofá
Mesmo ciente que ficou longe de apresentar um bom desempenho, a romena parte para um novo desafio com o coração tranquilo por ter anunciado sua aposentadoria no lugar que lhe rendeu tantos momentos marcantes.
"É por isso que eu queria vir aqui em Cluj hoje, para jogar na frente de vocês e dizer adeus, na quadra de tênis. Mesmo que meu desempenho não tenha sido muito bom, foi com todo o meu coração e estou muito feliz por vocês terem vindo", continuou.
"Eu não queria fazer esse anúncio do sofá. Queria fazê-lo em Cluj, um lugar onde sempre me diverti muito", acrescentou ela na coletiva de imprensa após o jogo.
Ela deu a entender que continuaria a jogar tênis em partidas de exibição, mas competitivamente era impossível para ela fazer isso.
Doping e pena reduzida
Halep, ex-número 1 do mundo e detentora de dois títulos de Grand Slam, foi suspensa por quatro anos, em outubro de 2022, após duas infrações contra o regulamento antidoping.
Em março de 2024, o CAS aceitou apelação da romena e reduziu a suspensão para nove meses. Como o período já tinha sido cumprido, a ex-número 1 do mundo estava liberada para jogar.