Mais

Austrália e EUA são eliminados da Copa Davis; veja quem avançou para a fase final

A Bélgica venceu a supercampeã Austrália em Sidney
A Bélgica venceu a supercampeã Austrália em SidneyDavid Gray / AFP
Os dois maiores campeões da Copa Davis foram eliminados do torneio neste fim de semana. A Bélgica surpreendeu a Austrália, enquanto os Estados Unidos perderam para a República Tcheca em casa.

Bélgica, Alemanha, Argentina, Áustria, França, República Tcheca e Espanha avançaram à fase final do grupo principal da Copa Davis, que será realizada em novembro, em Bolonha.

A atual campeã Itália já estava classificada. Os duelos do chamado Final 8 serão sorteados em breve.

Todos os resultados das eliminatórias do Grupo Mundial
Todos os resultados das eliminatórias do Grupo MundialDavis Cup

Austrália quase vira

O time belga venceu as duas partidas de simples contra os australianos no sábado para abrir uma vantagem de 2 a 0. Mas a equipe da casa, apoiada por uma torcida apaixonada em Sydney, empatou o duelo no domingo.

Após perder para Raphael Collignon, 91º do ranking, o favorito Alex De Minaur, número 8 do mundo, se recuperou no dia seguinte e derrotou o número 1 da Bélgica, Zizou Bergs, por 6-2 e 7-5.

No entanto, Collignon brilhou novamente no 5º jogo decisivo, superando Aleksandar Vukic por 6-7 (5/7), 6-2 e 6-3. Raphael Collignon chegou à Davis depois de vencer Casper Ruud, número 12 do mundo, no US Open.

Estados Unidos cai em casa

Os Estados Unidos, 32 vezes campeões da Copa Davis, foram derrotados pelos tchecos por 3 a 2 em Delray Beach, na Flórida.

O confronto também foi decidido na última partida de simples, com Jakub Mensik superando o americano Frances Tiafoe por 6-1 e 6-4.

Os donos da casa chegaram a liderar o confronto por 2 a 1, mas o número cinco do mundo, Taylor Fritz, foi derrotado pelo tcheco Jiri Lehecka, 16º colocado no ranking, por 6-4, 3-6 e 6-4, forçando a 5ª partida, vencida por Mensik.

Argentina contra europeus

A Argentina derrotou a Holanda por 3 a 1 em Groningen, com Andres Molteni e Horacio Zeballos garantindo o triunfo sul-americano nas duplas.

Os hermanos serão os únicos não-europeus no Final 8 da Copa Davis deste ano.

Já a Alemanha venceu o Japão por 4 a 0 em Tóquio, enquanto a Hungria superou a Áustria por 3 a 2.

Em Osijek, na Croácia, Corentin Moutet bateu Marin Cilic por 7-5 e 6-4 para selar a vitória da França por 3 a 1.

A última classificada foi a Espanha, que virou o duelo contra a Dinamarca após perder os 2 primeiros jogos de simples.

Os herois espanhois foram Pedro Martinez e Pablo Carreno Busta, já que Carlos Alcaraz não participou do confronto.