Mais

Itália bate Holanda e vence Copa Davis pela terceira vez na história

Sinner se manteve invicto em Málaga
Sinner se manteve invicto em MálagaThomas COEX / AFP
A Itália venceu sua segunda Copa Davis consecutiva, a terceira seguida, com a vitória de Jannik Sinner, número um do mundo, por 7-6 (7-2) e 6-2 sobre Tallon Griekspoor (40º), fazendo 2 a 0 na final contra a Holanda, em Málaga, neste domingo (24).

Sinner, que deixa a cidade andaluza com quatro vitórias em quatro partidas - uma em duplas -, completou o trabalho iniciado na primeira rodada por Matteo Berrettini (35º), implacável contra Botic van de Zandschulp (80º), por 6-4 e 6-2 em uma hora e 16 minutos.

Confira os resultados da Copa Davis

A Itália já ganhou a Silverware Cup três vezes, depois de vencer em 2023, também em Málaga, e em 1976.

A Holanda, a revelação da “Final 8” depois de eliminar a Espanha nas quartas de final na terça-feira e provocar a desistência de Rafa Nadal, jogou pela primeira vez na final do grande torneio de nações, criado em 1900.

Veja os detalhes de Sinner x Griekspoor

Sinner suou mais do que o esperado contra um Griekspoor que foi duro no primeiro set, mas cedeu no segundo e caiu em uma hora e 31 minutos.

O holandês, aplicado e dinâmico nos rallies em sua estreia, resistiu ao desafio de Sinner durante todo o primeiro set. Chegou a levar a partida para o tie-break, depois de ter os dois únicos break points registrados - não convertidos.

Mas na “morte súbita” apareceu a presa do número 1, que abriu fogo com um saque direto. Do outro lado, Griekspoor pagou por seu nervosismo com alguns erros não forçados que não havia cometido antes e perdeu em 50 minutos.

O segundo set foi menos intrigante. Sinner finalmente teve seu primeiro break point e o aproveitou, mas Griekspoor quebrou de volta imediatamente (2-2).

O holandês estava definitivamente fora de si. Ele misturou golpes de mestre que levantaram o público com mais erros que o levaram a conceder outra quebra.

Sinner não ia desperdiçar presentes e sua terceira quebra o levou a 5-2, antes de fechar a partida no saque em seu quarto match point.