O fundo soberano deu passos importantes no tênis nos últimos meses, tornando-se parceiro oficial dos rankings mundiais masculino e feminino e parceiro de vários torneios.
"Uma das minhas tarefas é inspirar a próxima geração, os jovens, as crianças. Junto com a PIF, vou poder fazer isso. Essa é uma das melhores coisas que posso fazer", disse Berrettini em um vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda-feira (9).
"Em janeiro, Rafael Nadal foi nomeado embaixador da Federação Saudita de Tênis, com o espanhol dizendo que estava ansioso para ajudar a treinar crianças e gerar interesse no esporte. Berrettini, que já jogou em Riad durante a Diriyah Tennis Cup de 2022, também promoveria a inclusão e criaria oportunidades em todos os níveis do esporte", disse a PIF em comunicado.
Ativistas dos direitos das mulheres e membros da comunidade LGBTQ acusam a Arábia Saudita de "lavagem esportiva" e criticam o histórico de direitos humanos do país, mesmo quando tentam inserir enormes quantias de dinheiro em esportes como futebol, Fórmula 1 e golfe.
O país nega as alegações de violações dos direitos humanos e diz que protege a segurança nacional por meio das leis.