Polônia supera a Suíça e conquista a United Cup pela 1ª vez na história após dois vices

Polônia comemora título da United Cup
Polônia comemora título da United CupBRENDON THORNE / GETTY IMAGES ASIAPAC / GETTY IMAGES VIA AFP

A Polônia venceu a Suíça por 2 a 1 na final da United Cup neste domingo (11), deixando para trás a dor das derrotas nas decisões das duas edições anteriores e garantindo o tão aguardado primeiro título na competição mista que abre a temporada.

Hubert Hurkacz manteve sua boa campanha em seu primeiro torneio após quase sete meses afastado por lesão, ao vencer o experiente Stan Wawrinka por 6-3, 3-6 e 6-3 e empatar o confronto em 1 a 1, depois que Iga Swiatek foi superada 3-6, 6-0 e 6-3 por uma inspirada Belinda Bencic.

Confira os resultados da United Cup

A dupla de duplas mistas formada por Katarzyna Kawa e Jan Zielinski então derrotou Bencic e Jakub Paul 6-4 e 6-3 na partida decisiva, desencadeando uma comemoração em Sydney, onde a Polônia finalmente transformou sua superioridade em título. "Finalmente conseguimos. Terceira vez é a da sorte", disse Swiatek.

"Trabalhamos muito, quero agradecer ao time. Este ano foi realmente um esforço coletivo, senti muito o apoio. Mesmo que minhas atuações em simples não tenham sido perfeitas, vocês me deram força e todos acreditaram até o fim", afirmou.

A vitória coroou uma campanha brilhante da Polônia, que eliminou os atuais campeões, os Estados Unidos, nas semifinais, e agora Hurkacz chega embalado para sua campanha de simples no Australian Open, que começa em 18 de janeiro.

Seis vezes campeã de Grand Slam, Swiatek chega ao primeiro grande torneio do ano em Melbourne Park após duas derrotas seguidas, tendo perdido para Bencic no domingo e para Coco Gauff na semifinal, mas segue entre as principais candidatas ao título.