Atual campeã, Anisimova abandona WTA 1000 de Doha e deixará top 5

Amanda não conseguiu defender o título no Catar
Amanda não conseguiu defender o título no CatarREUTERS/Hollie Adams

A estadunidense Amanda Anisimova (4ª do mundo) abandonou a estreia do WTA 1000 de Doha, nesta segunda (9), e deixará o top 5 do ranking feminino.

Como não conseguirá defender o título conquistado na edição anterior, Anisimova perderá 990 pontos e vai ser ultrapassada no ranking pelas compatriotas Coco Gauff e Jessica Pegula.

Confira a tabela completa do WTA 1000 de Doha

Amanda Anisimova foi forçada a abandonar a partida contra a ex-número 1 do mundo, Karolina Pliskova, no terceiro set, por não estar passando bem. Além dela, a britânica Emma Raducanu também se retirou de seu confronto contra a colombiana Camila Osorio pelo mesmo motivo.

Doença no Catar

Fiquei doente aqui (em Doha), então não estava me sentindo no meu melhor, mas acho que foi um bom jogo de qualquer forma", disse a americana após a desistência.

Pliskova, de 33 anos, está disputando apenas seu terceiro torneio desde que retornou de uma lesão no tornozelo que a afastou do tour por mais de um ano. Ela perdeu o set inicial e chegou a estar perdendo por 0-3 no segundo, mas buscou o empate no tiebreak.

Na parcial decisiva, Anisimova já demonstrava nítida limitação física. Após um atendimento médico, a então campeã tentou seguir em quadra, mas sua condição piorou, levando ao abandono quando o placar marcava 4-1 para a tcheca.

Com o resultado de 5-7, 7-6 (3) e 4-1 (ret.), Pliskova garantiu sua vaga na terceira rodada, onde aguarda Karolina Muchova ou Tereza Valentova.

Novo colapso físico de Raducanu

Outra surpresa no WTA 1000 de Doha veio da qualifier Camila Osorio (80ª). Após perder o primeiro set para Emma Raducanu, a colombiana reagiu e fechou a segunda parcial em 6-4.

No início do terceiro set, Raducanu — que vinha de uma sequência exaustiva após ser finalista no WTA 250 da Transilvânia no último sábado — precisou de atendimento para verificar sua pressão arterial e abandonou a partida quando perdia por 2-0.

Esta foi a oitava vitória consecutiva de Osorio, que agora enfrentará Katerina Siniakova na segunda rodada.