A precoce russa, que derrotou três campeãs de Grand Slam - Marketa Vondrousova, Iga Swiatek e Elena Rybakina - para chegar à final, fará sua estreia no top 10 do ranking na próxima semana.
Veja os resultados do WTA de Dubai
“Estabeleci uma meta para mim mesma de estar entre as 10 melhores até o final do ano. Agora estamos no final de fevereiro e eu já consegui, então isso é algo incrível para mim”, disse Andreeva.
“Estou muito feliz com a maneira como joguei hoje. Eu estava muito (muito) nervosa. Acho que deu para ver isso durante a partida, com todas aquelas duplas faltas e alguns erros.
Veja os detalhes de Tauson x Andreeva
“Então, estou muito feliz por ter conseguido lidar com a pressão. E agora é uma sensação incrível... Isso é algo com que eu sonhava e agora meu sonho se tornou realidade, então estou sem palavras agora.”

Nervosismo superado
Tauson assumiu a liderança logo no início, graças a um forte jogo do seu saque, enquanto Andreeva cometeu duas duplas faltas e rapidamente ficou com 2 a 0 de desvantagem. A russa se recuperou rapidamente e começou a usar seus golpes, quebrando de volta para empatar em 2 a 2.
As duas jogadoras logo encontraram seu alcance com golpes fortes, usando toda a largura da quadra para entusiasmar o público. Sem nada para separar a dupla, o primeiro set foi para o tiebreak.
Andreeva ainda não perdeu um tiebreak este ano e foi quase perfeita ao vencer os seis primeiros pontos antes de vencer o primeiro set quando Tauson mandou uma devolução longa.
Tauson precisou de um tempo médico antes do segundo set e ficou frustrada ao perder o primeiro game, jogando a raquete no chão. Apesar de alguns drop shots sublimes da dinamarquesa, Andreeva ganhou confiança e assumiu a liderança por 4 a 1.
Controle do jogo
Andreeva, que é treinada pela ex-campeã de Wimbledon Conchita Martinez, passou a ditar os rallies e começou a pressionar a adversária, disparando winners com golpes aéreos enfáticos que deixaram Tauson desanimada quando a adolescente russa abriu 5 a 1 de vantagem.
Andreeva sentiu o cheiro da vitória quando serviu para o título e o selou quando outra devolução de Tauson foi longa em seu segundo match point.
Andreeva também abriu novos caminhos ao se tornar a segunda adolescente - homem ou mulher - a vencer o evento de Dubai desde sua criação em 1993, depois de Rafa Nadal em 2006.
“Por fim, quero me agradecer por nunca ter desistido e por sempre acreditar em mim mesma”, disse uma radiante Andreeva depois de levantar o troféu.