Pegula, que completa 32 anos na terça-feira, se tornou a segunda mulher mais velha a vencer o torneio, atrás apenas da compatriota Venus Williams, que conquistou o título em 2014 aos 33 anos.
Confira os resultados do WTA de Dubai
"É um ótimo presente de aniversário para mim. Vou comemorar voltando para casa em algumas horas. Estou super feliz de levar o troféu para casa. Foi uma semana incrível", disse Pegula após encerrar uma sequência de três derrotas em finais de WTA 1000.
A número cinco do mundo, Pegula, rapidamente abriu 3-0 no primeiro set, mantendo a ucraniana Svitolina próxima à linha de base antes de conseguir a primeira quebra com um backhand cruzado e confirmar o serviço com um slice de backhand preciso.
A tentativa de reação de Svitolina terminou quando Pegula, finalista do US Open, salvou dois break points para fazer 5-1. Svitolina, que havia vencido todas as quatro finais anteriores de WTA 1000, errou uma direita na rede e viu Pegula fechar o set.
No segundo set, Pegula manteve o controle e conseguiu a quebra decisiva no quinto game, fechando a partida com um ace para garantir seu 10° título no circuito.
"Fiquei sem palavras depois dessa batalha. Estava realmente tentando me superar, jogando como se não houvesse amanhã, só querendo dar tudo de mim", afirmou Pegula.
