Nesta quarta-feira, João enfrentaria o britânico Giles Hussey (293º do ranking) em sua estreia em Eastbourne.
A decisão foi tomada em conjunto com sua comissão técnica após o jovem atleta acusar dores na região do ombro. A estratégia é garantir que Fonseca esteja 100% fisicamente para a disputa de Wimbledon, que começa semana que vem.

Em comunicado oficial publicado no Instagram, o jovem brasileiro explicou os motivos de sua ausência e tranquilizou os fãs sobre a gravidade do problema, tratando a desistência como uma medida preventiva:
"Após sentir um leve desconforto no ombro direito, minha equipe e eu decidimos, por precaução, não disputar o torneio de Eastbourne. O objetivo é chegar na melhor forma possível a Wimbledon. Sou muito grato à organização do torneio pela recepção incrível que tive aqui. Agora é seguir trabalhando. Nos vemos em Wimbledon."
João fez apenas um jogo de simples nesta temporada de grama: derrota em sets diretos para Yannick Hanfmann na 1ª rodada do ATP 500 de Halle, na semana passada.
Com a saída do brasileiro, a organização do torneio de Eastbourne escalou o francês Quentin Halys, atual número 101 do ranking mundial, para herdar a vaga na chave principal como lucky loser.
