Fonseca (57º do ranking) superou Bergs (50º) com parciais de 6-7(8), 6-0 e 6-3, em 2h10min de jogo. Esta foi apenas sua 4ª partida na grama no ATP tour – a segunda nesta temporada após derrota na estreia em Halle.
Confira os detalhes de Fonseca 2x1 Bergs
Com o resultado, o carioca de 18 anos vai superar a barreira dos mil pontos no ranking mundial, subindo no momento para a 54ª colocação.
Na 2ª rodada em Eastbourne, Fonseca tem pela frente o estadunidense Taylor Fritz (5º), atual campeão do torneio inglês. Fritz vem do título na grama de Stuttgart, mas caiu na 1ª rodada em Queen's na sequência.
O embate entre João Fonseca e Taylor Fritz, agendado para a quarta-feira (25), será inédito.
Siga Fonseca x Fritz em tempo real
Colapso e sets distintos
A primeira parcial da partida entre João e Bergs foi super equilibrada, com o belga salvando dois set points no tie-break antes de ganhar o desempate no detalhe.
No segundo set, porém, Zizou Bergs se desconectou do duelo, enquanto o brasileiro se manteve focado. João aplicou um pneu ganhando 25 dos 33 pontos disputados na parcial.
“Ele estava com problemas e eu estava me sentindo mais confiante", explicou o brasileiro depois do confronto.

No set decisivo, João quebrou primeiro e manteve o ritmo forte para fechar a partida.
Os erros de Bergs foram determinantes para a virada brasileira. O belga teve mais winners (33 a 20) e mais aces (14 a 3) que o brasileiro, mas cometeu mais erros não forçados (37 a 22) e bem mais duplas faltas (8 a 2).
Outro fator importante foi que Fonseca foi superior no segundo serviço, conseguindo 74% dos pontos contra 43% de seu adversário.
O ATP de Eastbourne é o último preparatório para Wimbledon, que começa no dia 30.