Mais

Alcaraz vence Nadal em amistoso transmitido pela Netflix em Las Vegas

Partida foi organizada e transmitida pela Netflix
Partida foi organizada e transmitida pela NetflixAFP
Carlos Alcaraz venceu seu ídolo Rafael Nadal, neste domingo (3), em uma partida de exibição em Las Vegas, nos Estados Unidos, na qual os gigantes do tênis espanhol reapareceram após seus problemas físicos.

Alcaraz, de 20 anos, saiu de um set de desvantagem contra Nadal, de 37 anos, para vencer por 3-6, 6-4 e 14-12 em uma partida de duas horas na Michelob Ultra Arena, na capital do jogo.

No super tiebreak, Nadal trouxe à tona seu lendário espírito de luta e aguentou até cinco match points, sendo aplaudido de pé por cerca de 12.000 torcedores.

Nadal, no entanto, acabou sofrendo sua segunda derrota em quatro partidas para Alcaraz, embora esse resultado não conte para o confronto oficial.

Essa nova batalha entre o representante do "Big 3" e o líder da nova geração do tênis foi organizada e transmitida pela plataforma de streaming Netflix.

Chamada de "Netflix Slam", a partida não teve a intensidade da competição, mas proporcionou ao público entretenimento, flashes de qualidade e um emocionante tie-break.

A partida também deu uma ideia do condicionamento físico dos dois ex-números um do mundo, poucos dias antes de competirem no primeiro Masters 1000 do ano em Indian Wells, Califórnia.

Nadal pode estar fazendo sua última temporada
Nadal pode estar fazendo sua última temporadaAFP

Nadal, que está se preparando para sua esperada última temporada no circuito, quase não jogou nos últimos dois anos e sua última aparição foi no início de janeiro em Brisbane (Austrália), onde sofreu uma ruptura muscular.

"Uma coisa é o nível do tênis e outra é o espectro das lesões. São duas coisas diferentes mas, no primeiro set, joguei em um bom nível. Fazia muito tempo que eu não jogava", disse Nadal durante uma pausa no segundo set.

Por sua vez, Alcaraz, que defenderá seu título em Indian Wells, também teve um início de temporada conturbado com uma lesão no tornozelo direito sofrida há menos de duas semanas no Rio de Janeiro.

Show de esportes em Las Vegas 

A atmosfera na Michelob Ultra Arena estava longe das formalidades dos torneios de tênis e mais parecida com a de outros eventos de exibição, como a Laver Cup.

Os dois jogadores foram recebidos com música techno em frente a arquibancadas lotadas e iluminadas em um tom avermelhado. A quadra, que era dura, mas não muito rápida, era preta e os jogadores foram entrevistados em seu banco durante os intervalos da partida.

Partida deu uma ideia do condicionamento físico dos dois ex-números um do mundo
Partida deu uma ideia do condicionamento físico dos dois ex-números um do mundoAFP

O show atraiu convidados especiais, incluindo o ex-astro da NBA Pau Gasol e estrelas do cinema como Charlize Theron, Michael Douglas e Danai Gurira.

O show encerrou um fim de semana de eventos sociais, incluindo aulas particulares de tênis, promovidas pela Netflix, que está investindo em transmissões ao vivo de esportes como o tênis, com o qual já se envolveu com a série de documentários "Break Point".

Las Vegas também marcou um novo gol como a nova capital esportiva dos Estados Unidos, depois de sediar nos últimos meses grandes eventos como o Super Bowl da NFL ou o novo Grande Prêmio de Fórmula 1.

Pouco ritmo, muitos sorrisos

Diante de um Alcaraz que começou meio desanimado, Nadal rapidamente assumiu o controle da partida com o apoio da maioria do público, ansioso para apreciar o vencedor de 22 torneios do Grand Slam.

Nadal era forte na área central com seu potente forehand e colocava para correr seu discípulo em vantagem, excepcionalmente errático na devolução.

Alcaraz teve seu saque quebrado no segundo game com uma dupla falta, o que o condenou a ficar atrás de seu ídolo durante todo o primeiro set.

Alcaraz acusou a falta de atividade desperdiçando voleios acessíveis, enquanto Nadal deu ao público alguns malabarismos, como um quase backhand na rede com o qual avançou por 3 a 0.

Nadal salvou cinco match points
Nadal salvou cinco match pointsAFP

"É sempre difícil jogar contra o Rafa. Quando ele entra em quadra, mostra quem é e o que fez nesse esporte", reconheceu Alcaraz durante um intervalo, quando perdia por 5 a 1.

O atual campeão de Wimbledon recebeu sua parcela de elogios ao tomar a iniciativa no início do segundo set.

Embora o ritmo tenha diminuído, o público se divertiu com várias trocas brilhantes que trouxeram sorrisos aos rostos dos protagonistas.

O duelo deixou os momentos mais emocionantes para o "super tiebreak", o desempate de 10 pontos, no qual os dois se envolveram em trocas de bola mais longas, algumas das quais tiveram de ser resolvidas com ajuda da tecnologia. 

Nadal levantou o público de seus assentos ao salvar cinco bolas de jogo, mas acabou sendo superado pelo seu jovem sucessor.