Mais

João Fonseca avança para a final do Next Gen e iguala feito de Alcaraz e Sinner

O adolescente está fazendo história na Arábia Saudita
O adolescente está fazendo história na Arábia Saudita Francois Nel / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP)
João Fonseca (145º do ranking) se tornou o primeiro tenista brasileiro a se classificar para a decisão do Next Gen Finals, neste sábado (21), ao varrer o francês Luca van Assche (128º) na semifinal.

O carioca de 18 anos bateu Van Assche por 3 sets a 0 na arena King Abdullah Sports City, em Jedá, com parciais de 4-2, 4-2 e 4-1, em 58 minutos de partida.

João se junta a Carlos Alcaraz e Jannik Sinner como os únicos tenistas com menos de 19 anos a alcançar a final do Next Gen, torneio que reúne os melhores sub-20 da temporada.

O novo fenômeno do tênis do Brasil tornou se também o finalista com ranking mais baixo na história do evento e o primeiro sul-americano na decisão.

Na final, o brasileiro encara o estadunidense Learner Tien (122º), neste domingo (22), às 14h (de Brasília).

Siga a final do Next Gen Finals em tempo real

Tiem bateu na semifinal neste sábado o compatriota Alex Michelsen (42º) por 3 sets s 2.

Estatísticas da semifinal
Estatísticas da semifinalFlashscore

João faz mais uma vítima

Invicto na Arábia Saudita, João Fonseca chegou à sua quarta vitória seguida no torneio. A semifinal foi sua apresentação mais dominante, e a primeira na qual ele não perdeu nenhum set.

O jovem brasileiro foi superior do início ao fim, convertendo 85% dos pontos no primeiro serviço e sem ceder nenhum break-point ao francês.

João também converteu 4 de suas 14 oportunidades de quebra, e passeou no 3º set depois que Van Assche foi atendido em quadra por conta de um problema na coxa direita.

Final contra freguês

O carioca tem bom aproveitamento contra o seu adversário da final (2V, 1D).

A primeira vitória de João contra Tien foi na final do US Open Juvenil de 2023. A segunda foi na fase de grupos desta edição do Next Gen, quando o brasileiro fez 3 a 1 no norte-americano.

A decisão terá transmissão da ESPN 2 (TV fechada) e da Disney+ (streaming).