Mais

Swiatek perde jogos seguidos pela 1ª vez em 4 anos e está eliminada do WTA Finals

Anisimova avança às semis do WTA Finals e elimina Swiatek e
Anisimova avança às semis do WTA Finals e elimina Swiatek e Artur Widak / ANADOLU / Anadolu via AFP

A polonesa Iga Swiatek (2ª do ranking) foi eliminada do WTA Finals de Riade, nesta quarta-feira (5), ao ser superada pela estadunidense Amanda Anisimova, que avançou para as semifinais.

Em confronto direto pela última vaga do grupo, Anisimova venceu Swiatek por 6-7 (3), 6-4 e 6-2, em 2h37min de batalha.

Confira os detalhes da partida

Iga ganhou de Madison Keys na estreia, mas perdeu para Elena Rybakina na 2ª rodada, antes de cair para Anisimova.

Sequência inédita

Parece inacreditável, mas esta foi a primeira vez em 4 anos que a polonesa perdeu dois jogos seguidos no circuito – a última vez havia sido no WTA Finals de 2021, quando ela foi derrotada por Maria Sakkari na estreia, depois de ser eliminada por Jelena Ostapenko em Indian Wells.

Esta foi também a 1ª vez na carreira que Swiatek perdeu duas partidas seguidas depois de vencer o primeiro set.

Semifinalistas definidas

O grupo Serena Williams do WTA Finals 2025 está definido. Avançam para a semifinal a cazaque Elena Rybakina, como 1ª colocada, e Amanda Anisimova. Swiatek e Keys estão eliminadas.

Anisimova e Rybakina agora aguardam os resultados dos dois últimos confrontos do outro grupo, nesta quinta-feira, para saber quem enfrentam nas semis de sexta-feira.

Anisimova elimina Swiatek e avança às semis do WTA Finals
Anisimova elimina Swiatek e avança às semis do WTA FinalsNureldine / AFP

Segunda vingança pós-final de Wimbledon

O duelo entre Iga e Amanda foi uma das partidas mais intensas e equilibradas do Finals deste ano até aqui.

Os primeiros 23 games foram marcados por extrema tensão — e sem nenhuma quebra de serviço. No total, Anisimova somou 107 pontos, contra 103 de Swiatek.

O histórico recente entre as duas adicionou ainda mais tensão ao confronto. Swiatek aplicou um histórico duplo pneu em Anisimova na final de Wimbledon. Meses depois, a americana deu o troco ao eliminar a polonesa nas quartas de final do US Open, por 6-4 e 6-3.

Por quase uma hora, o equilíbrio foi total. Foram 12 games consecutivos de serviço mantido, algo raro no circuito. No tiebreak, Swiatek se impôs com três winners seguidos, abrindo 4-1 e fechando o set com autoridade.

No segundo set, o padrão seguiu: games longos, intensos e decididos no detalhe. Mas, quando Anisimova liderava por 5 a 4, Swiatek cedeu a primeira quebra do jogo — e o placar empatou em 1 a 1.

No set decisivo, a polonesa ainda salvou dois break points em cada um dos seus dois primeiros games de saque, mas um duplo erro de serviço deu a vantagem de 3-1 para Anisimova. Com bom saque e firme nas trocas de fundo, a número 4 do mundo não deu mais chances para sua rival.

Amanda alcança a semi do WTA Finals nesta que é sua 1ª participação no evento que reúne as 8 melhores da temporada.

Siga o WTA Finals em tempo real