Alcaraz, de 22 anos, terminará o ano como o número um do tênis mundial pela segunda vez na carreira, depois de 2022. Este ano, o tenista murciano conquistou oito torneios, incluindo Roland Garros e o US Open, elevando seu total na carreira para 24 títulos, seis deles de Grand Slam.
Veja a chave completa do ATP Finals
Alcaraz alcança, assim, uma vitória moral sobre seu grande rival italiano, Jannik Sinner, o único jogador que pode ser comparado a ele nesta temporada. Os dois jogadores estão atualmente separados por 1.050 pontos no ranking da ATP (11.050 para Alcaraz, 10.000 para Sinner).
No entanto, após vencer todas as três partidas da fase de grupos do ATP Finals, Alcaraz já elevou seu total para 11.650 pontos. Mesmo que vença todas as suas partidas e mantenha o título, Sinner conquistará apenas 1.500 pontos, elevando seu total para um máximo de 11.500.
Após terminar em primeiro lugar no grupo Jimmy Connors, Alcaraz enfrentará o segundo colocado do grupo Björn Borg na semifinal, atualmente Alexander Zverev (número 3 do mundo), no sábado (15).
Antes das semifinais, Carlitos ostenta um impressionante retrospecto de 70 vitórias e oito derrotas, tendo vencido em todas as superfícies do circuito ATP.
