O pentacampeão de Grand Slam conquistou sua segunda vitória no Grupo Jimmy Connors ao virar o jogo e vencer por 6-7 (2/7), 7-5, 6-3 o vice-campeão do ano passado, Fritz, em Turim.
Siga o ATP Finals pelo Flashscore
Ele garante vaga na semifinal se Alex de Minaur vencer o favorito da casa Lorenzo Musetti na segunda partida desta terça-feira. "Estou muito feliz por ter conseguido virar o jogo, encontrar meu melhor tênis," disse Alcaraz.
"Procurei aproveitar ao máximo as oportunidades que ele me deu. Acho que jogamos um ótimo tênis, com pontos incríveis."
Alcaraz, que foi ultrapassado pelo rival Jannik Sinner como número um do mundo após o Masters de Paris no início do mês, terminará 2025 no topo do ranking se vencer Musetti na quinta-feira.

Sinner precisa defender o título do Finals de forma invicta para ter qualquer chance de encerrar a temporada como número um pelo segundo ano consecutivo.
Alcaraz agora tem um retrospecto de 5 a 1 em duelos diretos contra Fritz, cuja única vitória sobre o espanhol foi na Laver Cup em setembro. O americano Fritz vai enfrentar De Minaur em sua última partida do grupo.
Primeiro set exaustivo
Fritz passou por Musetti com facilidade em sua estreia na segunda-feira, mostrando força no saque.
Alcaraz logo mostrou que seria um adversário mais duro na devolução, mas Fritz conseguiu confirmar o serviço em um longo primeiro game, com três aces e salvando dois break points. O espanhol também precisou se superar para empatar em 1-1, salvando três break points.
Parecia que Alcaraz tinha aproveitado o erro, já que Fritz foi quebrado pela primeira vez no torneio, mas o espanhol não conseguiu confirmar a quebra e também perdeu o serviço.
Os saques de ambos continuaram sendo pressionados, com Alcaraz salvando mais dois break points no oitavo game, até que o primeiro set foi decidido no tie-break. Mas Fritz foi dominante no desempate, fechando o set após 1h10 com seu sexto ace.
Algumas pancadas fortes de forehand deram a Fritz o primeiro break point do segundo set no quinto game, mas Alcaraz levou a melhor em uma troca emocionante para salvar.
Alcaraz salvou outro break point com um ace e finalmente saiu do longo game de 21 minutos quando Fritz mandou a bola para fora, comemorando como se tivesse vencido a partida.
Fritz também lutou em um game difícil para empatar em 4-4 após Alcaraz errar uma devolução em break point, e o segundo set caminhava para outro tie-break. Mas o americano sentiu a pressão no 12º game, cometendo dois erros não forçados que deram três set points para Alcaraz.
O jovem de 22 anos aproveitou a segunda chance, com uma passada firme que levou a decisão para o terceiro set.
Fritz conseguiu manter o serviço no início do terceiro set, mas o ritmo da partida mudou e Alcaraz conseguiu a quebra decisiva no sexto game.
Cabeça de chave número seis, Fritz mostrou muita garra ao salvar três match points no oitavo game, mas Alcaraz confirmou o serviço sem perder pontos, fechando a vitória quando Fritz mandou um backhand para fora.
