Sinner conseguiu a quebra no fim do primeiro set e depois se distanciou de De Minaur para fechar a vitória por 7-5 e 6-2 — seu 13º triunfo em 13 encontros diretos com o australiano.
Siga o ATP Finals pelo Flashscore
O italiano, número dois do mundo, ainda não perdeu nenhum game de serviço rumo à final. Ele tentará defender o título no domingo contra o vencedor do confronto entre Carlos Alcaraz x Felix Auger-Aliassime.
"É o último torneio do ano e é ótimo terminar dessa forma", disse Sinner. "Foi uma partida muito difícil, principalmente no início do primeiro set. Senti que ele estava sacando muito bem, com muita precisão. No segundo set, consegui a quebra logo no começo e meu nível subiu. Tentei ser um pouco mais agressivo e funcionou, mas foi um jogo duro", resumiu Sinner.
Sinner venceu os últimos 18 sets que disputou em Turim, onde superou Taylor Fritz na final do ano passado. O tetracampeão de Grand Slam está em uma sequência de 30 vitórias seguidas em quadras duras cobertas.
Sinner, de 24 anos, não perdeu nenhum set no ATP Finals desde a derrota na final de 2023 para Novak Djokovic.

"Chegar à final por três anos seguidos significa muito para mim", afirmou Sinner. "É uma atmosfera incrível para jogar tênis e um ótimo lugar para encerrar essa temporada maravilhosa. Amanhã vou aproveitar e dar o meu melhor para buscar o melhor resultado possível", projeta.
De Minaur salvou dois break points no primeiro game da semifinal, mas não conseguiu aproveitar nenhuma das três oportunidades que teve no primeiro game de serviço de Sinner.
O australiano resistiu novamente quando Sinner ameaçou quebrar nos sétimo e nono games, mas o cabeça de chave número dois conseguiu o golpe decisivo no 5 a 5 e garantiu o primeiro set.
Sinner abriu 4 a 0 no segundo set antes de confirmar sua nona vitória consecutiva no torneio, tornando-se o jogador mais jovem desde Lleyton Hewitt em 2004 a chegar a três finais no evento de encerramento da temporada.
Se Sinner enfrentar Alcaraz na final, será o sexto duelo entre eles nesta temporada. Alcaraz venceu quatro dos cinco confrontos anteriores, incluindo as finais de Roland Garros e do US Open.
