O italiano Sinner fez a festa em Turim ao vencer a partida decisiva que os fãs de tênis tanto aguardavam, somando o prestigiado torneio de encerramento de temporada ao Australian Open e à conquista histórica em Wimbledon neste ano.
Veja os resultados do ATP Finals
O tenista de 24 anos também se recuperou de uma suspensão de três meses, que tirou boa parte de sua temporada, apesar de a Agência Mundial Antidoping ter reconhecido que o italiano foi contaminado acidentalmente com a substância proibida clostebol no ano passado.
Sinner agora soma 31 vitórias consecutivas em quadras duras cobertas, uma sequência que começou após a final de 2023 na Inalpi Arena, em Turim, quando foi derrotado por Novak Djokovic.
Mais quatro triunfos em quadras duras cobertas igualariam a marca de Djokovic, estabelecida entre 2012 e 2015 — a segunda maior da era aberta, mas ainda distante do recorde de John McEnroe, com 47 vitórias.
Ele não perdeu nenhum set no Finals desde aquela derrota para o sérvio há dois anos, e mostrou domínio absoluto durante toda a semana no norte da Itália.
Enquanto tanto Sinner quanto Alcaraz chegaram à final com facilidade, o jogo decisivo foi marcado pelo equilíbrio, com ambos os jogadores firmes no saque até o emocionante tie-break no fim do primeiro set.

Sinner abriu vantagem graças a um belo lob que garantiu o set point, e não desperdiçou a chance, disparando um saque potente que Alcaraz só conseguiu devolver para fora.
Mas Sinner logo entregou a vantagem a Alcaraz no segundo set, cometendo duas duplas faltas que ajudaram o espanhol a conseguir uma quebra logo no início da parcial.
Sinner não havia perdido nenhum game de serviço em todo o torneio até aquele momento, mas conseguiu devolver a quebra no sexto game, levantando a torcida.
E Sinner caiu no chão de alegria quando Alcaraz mandou um backhand para fora no primeiro match point, antes de correr para as arquibancadas e comemorar com a família, sob aplausos da torcida.
