Sinner supera Shelton com facilidade e mantém início perfeito no ATP Finals

Jannik Sinner durante a partida
Jannik Sinner durante a partidaGuglielmo Mangiapane / Reuters

O atual campeão Jannik Sinner ampliou sua sequência de vitórias em quadras duras cobertas para 29 partidas ao derrotar o americano Ben Shelton por 6-3 e 7-6 (3) em um duelo já sem importância na fase de grupos do ATP Finals, em Turim, nesta sexta-feira (14).

O clima era descontraído na Inalpi Arena, já que o italiano havia garantido o primeiro lugar no Grupo Bjorn Borg e uma semifinal contra Alex de Minaur no sábado, enquanto Shelton já estava eliminado após perder seus dois jogos anteriores.

Siga o ATP Finals pelo Flashscore

Shelton foi quebrado nos games de abertura e encerramento do primeiro set, sem conseguir aproveitar um break point quando perdia por 2 a 1, enquanto Sinner sempre encontrava um ace nos momentos decisivos, disparando dois no quarto game para confirmar o serviço.

"Sacar muito bem nos momentos importantes me trouxe até aqui", disse Sinner. "Quando você vem aqui e vence as três partidas da fase de grupos, precisa jogar em altíssimo nível, e foi o que eu fiz", declarou.

Veja os detalhes de Sinner x Shelton

O americano mostrou mais resistência no segundo set, sacando sem perder pontos em três oportunidades, salvando um match point quando perdia por 5 a 4 e levando Sinner ao tiebreak pela primeira vez nas duas últimas edições do torneio, antes de o italiano confirmar a vitória.

"Quando ele acerta um saque poderoso, não há muito o que fazer, então é preciso aceitar", comentou Sinner. "Minha parte mental tem sido excelente até agora, então vamos ver o que vem pela frente."

Em sua estreia no Finals, Shelton sofreu derrotas para o bicampeão Alexander Zverev e para o canadense Felix Auger-Aliassime, que se enfrentam mais tarde nesta sexta-feira em um duelo decisivo, valendo vaga na semifinal contra Carlos Alcaraz.

A chance de Sinner terminar o ano como número um do mundo acabou na quinta-feira, quando Carlos Alcaraz venceu todos os jogos do Grupo Jimmy Connors ao derrotar Lorenzo Musetti, deixando pouco em jogo contra Shelton além da invencibilidade do italiano.

Números do jogo
Números do jogoFlashscore

Antes de Sinner e Shelton entrarem em quadra, Alcaraz recebeu o troféu de número um do mundo da ATP, que o italiano conquistou no ano passado, e os dois ainda podem se enfrentar novamente em 2025 na final de domingo.

"É um prazer ser o número um do mundo, é algo pelo qual trabalho muito todos os dias, é um objetivo, para ser sincero", disse Alcaraz. "Para mim é uma grande conquista. Significa tudo e estou muito orgulhoso e feliz", comemora.