Mais

Andreeva vence Sabalenka e é campeã do WTA 1000 de Indian Wells aos 17 anos

Andreeva conquistou mais um título de WTA 1000
Andreeva conquistou mais um título de WTA 1000Patrick T. Fallon/AFP
A russa Mirra Andreeva derrotou neste domingo (16) a bielorrussa Aryna Sabalenka, número um do mundo e se sagrou campeã do WTA 1000 em Indian Wells, nos Estados Unidos, aos 17 anos. A jovem, que tem dois títulos consecutivos de WTA 1000 conseguiu a virada contra Sabalenka vencendo com parciais de 2-6, 6-4 e 6-3.

A russa é a terceira campeã mais jovem deste prestigiado torneio, atrás apenas de Martina Hingis (1998) e Serena Williams (1999), que também ergueram o troféu aos 17 anos.

Veja a chave completa do WTA 1000 de Indian Wells

"Muito obrigado pelo apoio. Já sinto falta deste lugar, embora ainda não tenha ido embora", disse Andreeva ao público antes de agradecer o trabalho de sua treinadora, a espanhola Conchita Martínez. "Sei que poderia ter sido difícil e hoje não foi exceção porque estava muito nervosa", disse ela.

Aos 17 anos e 321 dias, a russa subiu mais um degrau em sua carreira meteórica ao se tornar a mais jovem vencedora de um WTA 1000, em fevereiro, com a vitória em Dubai. Andreeva se recuperou de um início instável e transferiu sua frustração para Sabalenka, que perdeu sua segunda final no Coachella Valley após a decisão de 2023 contra Elena Rybakina.

A bielorrussa, que almejava o oitavo título de WTA 1000, acrescentou mais uma decepção a este início de temporada após a derrota na final do Australian Open contra Madison Keys.

"Tenho uma espécie de relação de amor e ódio com este lugar", disse Sabalenka no início do seu discurso. "Parabéns para Mirra, é incrível ver o seu sucesso (...) Mas da próxima vez que nos encontrarmos provavelmente não será do seu jeito".