Irreconhecível, Swiatek foi superada em apenas 64 minutos de partida.
Confira os detalhes da semifinal
Em 15 duelos entre ambas, Iga venceu 11, mas perdeu os últimos três. Esta não só foi sua primeira derrota para a americana no saibro, mas também a primeira vez em que perdeu um set contra a rival na superfície.
“Ela não esteve em seu melhor nível hoje, mas eu a deixei mais desconfortável", reconheceu Coco após a partida.
Enquanto a americana foi precisa no saque, Swiatek abusou dos erros não forçados. Normalmente bastante serena em quadra, a número 2 do mundo também se mostrou tensa e emocionalmente abalada em alguns momentos.

Gauff perdeu apenas dois pontos em seu primeiro saque e não enfrenteu nenhum break point. Ela terminou com 18 winners e apenas 4 erros não forçados, contra 7 winners e 21 erros de Iga.
A estadunidense se tornou apenas a 2ª tenista no tour a ceder menos de cinco games para Iga Swiatek em uma partida no saibro, depois de Simona Halep em Roland Garros 2019.
Na decisão deste sábado em Madri, Gauff encara a vencedora da outra semifinal entre Aryna Sabalenka e Elina Svitolina.
Caso se sagre campeã, Coco vai tomar a 2ª colocação do ranking de Iga Swiatek, que defendia o título na capital espanhola.