Após superar Coco Gauff (2ª do ranking) nas oitavas, Mboko (85ª) derrotou a espanhola Jessica Bouzas (51ª) por 6-4 e 6-2 em sua partida das quartas de final.
Confira os detalhes da partida
Rybakina, por sua vez, se classificou após a desistência da ucraniana Marta Kostyuk, que perdia por 6-1 e 2-1. As outras partidas das quartas de final na terça-feira serão entre a japonesa Naomi Osaka e a ucraniana Elina Svitolina, e a americana Madison Keys contra a dinamarquesa Clara Tauson.
Estádio lotado e entrada no top 50
Nesta segunda-feira, a torcida de Montreal lotou a arena novamente para ver a jovem promessa.
FIlha de pais congoleses, Victoria Mboko era top 300 do mundo em agosto do ano passado. Na semana que vem, ela já tem garantida sua entrada inédita no top 50.
Mboko conquistou nesta segunda-feira sua 46ª vitória do ano (contra apenas 9 derrotas).
Competindo em Montreal pela 1ª vez, ela é apenas a 2ª canadense a alcançar a semi do WTA 1000 do país norte-americano ao lado de Bianca Andreescu (2019).
Siga o WTA 1000 do Canadá em tempo real
Jessica Bouzas, de 22 anos, tentava chegar à sua primeira semifinal da WTA, mas se deparou com mais um desempenho dominante no serviço da promessa local.
Ambas as jogadoras tiveram boas oportunidades de vencer o primeiro set. A espanhola perdeu dois break points no quinto game, e Mboko perdeu três no seguinte.

A canadense foi a primeira a quebrar o saque e venceu o primeiro set. No segundo, ela começou perdendo por 2 a 0, mas reagiu com 6 games consecutivos, impulsionada pelo apoio entusiasmado da torcida.
Mboko e Rybakina se enfrentam por uma vaga na final do Aberto do Canadá nesta quarta-feira (5).