Osaka, de 27 anos, 49ª do ranking da WTA, precisou de apenas 69 minutos para derrotar a ucraniana de 30 anos, 13ª do mundo, que conquistou a competição canadense em 2017.
Confira a tabela do WTA 1000 de Montreal
A ex-número 1 do mundo, quatro vezes campeã do Grand Slam, retorna às semifinais de um torneio WTA 1000 pela primeira vez desde que foi vice-campeão em Miami em 2022. O resultado garante sua volta ao top 30 do ranking.
A japonesa anunciou antes do torneio que estava encerrando sua parceria com o técnico francês Patrick Mouratoglou e agora está trabalhando com o polonês Tomasz Wiktorowski.
Ela jogará sua semifinal contra a dinamarquesa Clara Tauson, que no início da jornada derrotou a americana Madison Keys por 6-1 e 6-4.
Keys, de 30 anos, (número 8 do mundo) foi a última jogadora do Top 10 a participar do torneio WTA 1000, após a desistência da número 1 do mundo, Aryna Sabalenka, e as eliminações de Coco Gauff e Iga Swiatek, entre outras.
Veja como foi a vitória de Osaka sobre Svitolina
Tauson, de 22 anos (número 19) já havia derrotado Keys em seu único duelo em janeiro, antes de a americana vencer seu primeiro torneio de Grand Slam.
A dinamarquesa espera chegar à sua segunda final em um torneio deste nível, depois de Dubai, no início da temporada.