Os dois estão separados por 2.990 pontos, depois de Alcaraz ter sido eliminado na primeira rodada do último Masters 1000 da temporada pelo russo Roman Safiulin. Finalista em Paris contra Djokovic, o búlgaro Grigor Dimitrov subiu três posições no ranking, o maior salto da semana no Top 20.
O vencedor do ano passado, o dinamarquês Holger Rune, eliminado nas quartas de final por Djokovic nesta edição, perdeu três posições e caiu para o número 10, enquanto o norueguês Casper Ruud (7º), o alemão Alexander Zverev (8º) e o americano Taylor Fritz (9º) ganharam uma posição cada.
Depois dos resultados em Paris, foi concluído o grupo de participantes do ATP Finals, que será disputado na próxima semana em Turim. O torneio reunirá os oito melhores tenistas do ano: Djokovic, Alcaraz, o russo Daniil Medvedev (3º), o italiano Janik Sinner (4º), o russo Andrey Rublev (5º), o grego Stefanos Tsitsipas (6º), Zverev e Ruud.

O brasileiro Thiago Seyboth Wild subiu duas posições no ranking mundial e agora está em 74º.