Este foi o primeiro torneio disputado por Marcelo Melo e pelo parceiro colombiano Sebastian Cabal. Os dois se juntaram apenas para a disputa do Rio Open. Para chegar a final, os dois conquistaram três vitórias ao longo da semana e sendo, cabeças de chave número dois, ficaram com o vice-campeonato.
"Hoje não começamos bem o jogo. Eles iniciaram bem melhor. No segundo set acho que tentamos mudar. Tivemos dois set points. Se a gente começasse jogando da maneira como fizemos no segundo set, teríamos uma maior chance. Mas, isso é o tênis. Jogamos muito bem a semana toda. Semana muito positiva para mim e para o Juan", afirmou Marcelo Melo.
Argentinos dominaram o 1º set e suaram para fechar no 2º
No primeiro set, os argentinos quebraram duas vezes para marcar 6-1 e sair na frente no jogo. O segundo set foi bem mais equilibrado. Os adversários conseguiram o break logo no primeiro game, mas Melo e Cabal devolveram a quebra no quarto game, deixando tudo igual em 2 a 2. As duas duplas mantiveram seus serviços e foram para o tie-break. No décimo segundo game, o mineiro e o colombiano tiveram dois set points, salvos por Gonzalez e Molteni, que depois venceram o tie-break por 7-3 para comemorar o título.
Disputando o Rio Open desde a edição inicial, esta foi a nona participação de Marcelo Melo no torneio – também vice-campeão em 2014 e semifinalista em 2016 e 2020. Cabal foi campeão em 2014 e 2016, além de um vice-campeonato em 2017.

Depois do Rio, Melo segue agora para o ATP 500 de Dubai, nos Emirados Árabes, com início nesta segunda-feira (27), onde jogará ao lado do alemão Alexander Zverev.