João Fonseca perde para Ignacio Buse de virada e está eliminado do Rio Open

João Fonseca não conseguiu avançar no Rio Open
João Fonseca não conseguiu avançar no Rio OpenBuda Mendes/Getty Images via AFP

João Fonseca perdeu para Ignacio Buse por 2 sets a 1 na madrugada desta sexta-feira (20) e está eliminado do Rio Open. O brasileiro, número 38 do mundo, teve uma noite de altos e baixos e terminou superado pelo peruano, atual 91º do ranking da ATP.

A derrota de João Fonseca veio em parciais de 5-7, 6-3 e 6-4, em 2h27. Agora com imensa pressão, o jovem brasileiro não igualará o seu melhor resultado no torneio de casa: quartas de final em 2024.

Veja a chave completa do Rio Open

A queda no segundo jogo do Rio Open amplia uma fase difícil do tenista brasileiro em 2026. João também caiu de forma precoce nos outros torneios disputados nesta temporada, nas estreias do Australian Open e do ATP 250 de Buenos Aires.

O algoz do brasileiro, Ignacio Buse, enfrentará nas quartas de final o italiano Matteo Berretini, que bateu sérvio Dusan Lajovic. O confronto deve ocorrer nesta sexta-feira mesmo.

Virada amarga

João Fonseca começou de maneira firme e venceu um duro primeiro set. Os dois confirmaram os seus saques até o 10º game e o brasileiro só conseguiu a quebra quando o placar estava em 5-5. Com o serviço do adversário quebrado, o carioca confirmou o seu para fazer 1 a 0 na partida.

A firmeza do primeiro set foi embora rapidamente, assim que a segunda parcial começou. Buse começou mais agressivo e quebrou o saque de João no segundo game. Sem esmorecer, o peruano não deu qualquer chance para o brasileiro voltar e finalizou com 6-3. O terceiro set foi parecido e Fonseca, com 43 erros não forçados, não conseguiu reverter uma nova quebra. Ao fim, um corajoso Ignacio Buse fechou em 6-4.