Mais

Alcaraz defende eventos de exibição apesar do calendário cheio do ATP Tour

O espanhol conquistou o título em Tóquio no mês passado
O espanhol conquistou o título em Tóquio no mês passadoREUTERS / Issei Kato

O número 1 do mundo, Carlos Alcaraz, defendeu sua decisão de participar do lucrativo evento de exibição Six Kings Slam na Arábia Saudita, após ter dito anteriormente que consideraria abrir mão de torneios do ATP Tour para priorizar sua saúde devido ao calendário apertado.

Os circuitos masculino e feminino, que se estendem por 11 meses com formatos prolongados em vários torneios, voltaram a ser alvo de críticas durante a atual gira asiática, onde o calor extremo e a umidade contribuíram para uma série de lesões e desistências.

Siga o Six Kings Slam em tempo real

A Associação dos Tenistas Profissionais entrou com uma ação judicial contra as entidades que comandam o esporte em março, classificando a situação do calendário como "insustentável".

Após conquistar o título em Tóquio no mês passado, mesmo jogando com uma lesão no tornozelo, Alcaraz desistiu do torneio seguinte em Xangai, afirmando que precisava de tempo para se recuperar.

Sua decisão de disputar o Six Kings Slam nesta semana – evento que oferece cerca de US$ 1,5 milhão apenas pela participação e um prêmio de US$ 6 milhões ao campeão – foi controversa.

"É um formato diferente, uma situação diferente jogar exibições em relação aos torneios oficiais, 15 ou 16 dias seguidos, exigindo tanta concentração e esforço físico," explicou Alcaraz.

"Estamos apenas nos divertindo por um ou dois dias e jogando um pouco de tênis, e isso é ótimo, por isso escolhemos as exibições", acrescentou.

O campeão do ano passado, Jannik Sinner, também está participando do evento de exibição em Riad, após a eliminação precoce em Xangai devido a cãibras.

"Eu entendo (as críticas), mas às vezes as pessoas não nos compreendem, não entendem nosso ponto de vista", acrescentou Alcaraz. "Não é tão exigente mentalmente (comparado) quando estamos em torneios longos, de duas ou duas semanas e meia."

Alcaraz, que avançou direto para a semifinal e enfrenta Taylor Fritz ainda nesta quinta-feira, disse que seu tornozelo ainda não está totalmente recuperado. "Não estou 100% e ainda tenho dúvidas quando me movimento em quadra, mas melhorou bastante e vou competir e jogar bem no Six Kings Slam," afirmou.