O número três do mundo esteve longe de seu melhor desempenho, mas venceu o australiano Adam Walton (88º do ranking) por 7-6(6) e 6-4.
Confira a tabela completa do Masters 1000 de Toronto
Esta foi a primeira partida de Zverev desde a chocante derrota na primeira rodada em Wimbledon.
O jogo ficou marcado pela celebração precoce do alemão, que soltou um grito de alívio ao achar que tinha fechado o duelo num ace, quando seu saque foi claramente uma falta. Ele confirmou a vitória logo na sequência, sem explodir em comemoração.
A partida também teve um impressionante rali de 52 trocas de bola no tiebreak do primeiro set.
"Tive sorte de conseguir passar no primeiro set e terminar em dois", disse Zverev depois do embate, acrescentando que não jogou sua partida "mais bonita", mas ficou orgulhoso da forma como lutou depois da pausa pós-Wimbledon.
"Tirei um tempo de folga, que eu precisava também para mim. Estou feliz por estar jogando novamente", contou ele. Depois da queda precoce em Wimbledon, Zverev revelou que estava passando por um período de depressão.
Na próxima rodada do Masters de Toronto, na quinta-feira, Alexander Zverev enfrentará o italiano Matteo Arnaldi (32º), que superou na 2ª fase o australiano Tristan Schoolkate (103º), algoz de João Fonseca, em 3 sets.