Alcaraz venceu por 6-4, 7-6 (7/4) e 6-2 o gigante balcânico que, aos 38 anos, encerrará a temporada sem o tão almejado 25º título de Grand Slam.
Siga o US Open pelo Flashscore
O espanhol disputará no domingo seu segundo título do US Open contra o vencedor da outra semifinal desta sexta-feira entre Sinner, atual campeão, e o canadense Felix Auger-Aliassime.
“É uma sensação incrível estar novamente na final do US Open, é incrível”, declarou o espanhol na quadra central de Flushing Meadows.
“Hoje não foi meu melhor nível no torneio, mas mantive um bom nível desde o início até o último ponto”, reconheceu. “Era muito importante manter a concentração”.
Djokovic lutou no início da partida e chegou a ter uma vantagem de 3-0 no segundo set contra Alcaraz, a quem havia derrotado em seus confrontos anteriores.

Depois de perder o set no tie-break, a recuperação parecia quase impossível contra um adversário 16 anos mais novo e em um momento de forma irresistível.
“Nole” parabenizou Alcaraz com um abraço na rede após sua quarta derrota nas semifinais de Grand Slam este ano.
Caso Sinner vença sua semifinal, o italiano e Alcaraz serão a primeira dupla a se enfrentar em três finais de Grand Slam na mesma temporada na era Open (desde 1968).
O saldo até agora é de uma vitória espanhola em Roland Garros, seguida por outra italiana em Wimbledon.
Alcaraz também pode recuperar a liderança da ATP se conquistar seu sexto troféu de Grand Slam no domingo, em uma final que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende assistir.