“Não vou desistir dos Grand Slams, vou continuar lutando”, afirmou o gigante sérvio, de 38 anos, após perder para Carlos Alcaraz em sua quarta semifinal de Grand Slam do ano.
Siga o US Open pelo Flashscore
“Ainda quero jogar uma temporada completa de Grand Slam no próximo ano”, garantiu após ser eliminado do US Open.
“Vou tentar chegar às finais e lutar por pelo menos mais um título”, confirmou Djokovic, que, ao mesmo tempo, reconhece o imenso desafio que será vencer Alcaraz e Jannik Sinner, de 22 e 24 anos, respectivamente.
“Eles são muito bons, estão jogando em um nível realmente alto”, resumiu sobre os dois tenistas que dividiram os últimos sete troféus importantes.
Além dessas duas jovens joias, Djokovic mostrou a maior consistência do circuito ao chegar este ano à penúltima rodada dos quatro torneios.
Veja os detalhes de Djokovic x Alcaraz
Nas semifinais do Aberto da Austrália, ele desistiu por problemas físicos contra Alexander Zverev e, nas semifinais de Roland Garros e Wimbledon, foi derrotado por Sinner.
Em Nova York, onde conquistou em 2023 o seu 24º título de Grand Slam, deu luta a Alcaraz nos dois primeiros sets, mas depois ficou sem forças para conseguir a reviravolta.
“Fiquei sem energia após o segundo set”, admitiu. “Acho que tinha energia suficiente para lutar contra ele e manter o seu ritmo durante dois sets. Depois disso, fiquei exausto e ele seguiu em frente.”
“Foi isso que também senti este ano com o Jannik. Jogar ao melhor de cinco sets torna muito difícil para mim enfrentá-los. Particularmente se for nas últimas fases do Grand Slam”, reconheceu.
“Se tenho de perder contra alguém, que seja contra estes dois rapazes. Eles são simplesmente melhores neste momento. Só temos de reconhecer isso e dizer: Muito bem”, afirmou.
Djokovic reconheceu sua “frustração” com o desequilíbrio físico, mas admitiu que é algo “esperado que vem com o tempo e com a idade”.
“Mas ainda gosto da emoção da competição... Vou dar o meu melhor para colocar meu corpo em forma para manter esse nível e esse ritmo durante tantas horas quanto for necessário”, concluiu.