Bonzi tinha o segundo saque para fechar o jogo tranquilamente em 3 sets a 0, em seu primeiro match-point do duelo, quando um fotógrafo resolveu cruzar a quadra do Louis Armstrong Stadium e tudo virou de cabeça para baixo.
O árbitro Greg Allensworth demoveu o fotógrafo (que parecia meio perdido) da ideia, mas devolveu a Bonzi o direito ao primeiro saque por conta da interrupção. A decisão fez Medvedev estourar.
Indignado com a reação do árbitro, o russo perdeu completamente o controle de suas emoções.
"Você é homem? Você é homem? Por que está tremendo?", gritou o russo, após correr em direção a Allensworth. "Ele quer ir embora, pessoal, ele não gosta daqui. Ele é pago por partida, não por hora", ironizou na sequência, pedindo apoio aos torcedores.
>> Siga o US Open em tempo real
Orquestrada por Medvedev, a pleteia entrou na onda e começou a gritar e a vaiar o juiz. Vieram então os cantos de "segundo serviço", enquanto Allensworth tentava acalmar os ânimos e Bonzi esperava para sacar novamente.
O francês chegou a ameaçar abandonar a quadra em determinado momento e pediu a desclassificação de Medvedev.
O debacle durou quase 5 minutos.
Bonzi conseguiu finalmente sacar, mas perdeu o match-point. Medvedev se inflou, virou o set no tie-break e empatou a partida após aplicar um pneu no 4º set.
Mais uma derrota e novo momento de fúria
Daniil Medvedev não conseguiu completar sua reação e perdeu o jogo por 6-3, 7-5, 6-7(5), 0-6 e 6-4.
Esta foi sua 3ª eliminação seguida na 1ª rodada de um Grand Slam – algo que nunca havia ocorrido em sua carreira.
Ao final da batalha, desolado e com câimbra na mão, o russo passou um minuto batendo a raquete contra sua cadeira.
"Eu não fiquei irritado com o fotógrafo," disse Medvedev em entrevista coletiva. "Fiquei irritado com a decisão. Sempre que há barulho nas arquibancadas entre os saques, nunca se repete o segundo saque. Mas o árbitro deu a ele o primeiro saque. Foi isso que me deixou bravo", explicou Daniil após a partida.
A federação americana de tênis (USTA) informou que o fotógrafo foi retirado da quadra pela segurança e teve suas credenciais revogadas.
"Foi uma loucura. Talvez eu tenha ganhado alguns novos fãs, mas também alguns novos não-fãs," disse Bonzi, número 51 do mundo, que venceu Medvedev em todos os três encontros de Grand Slam entre eles, sempre na primeira rodada.
"Nunca vivi algo assim. Esperamos uns cinco minutos antes do match point e foi uma loucura. Era muito barulho", acrescentou. As vaias da torcida continuaram até o fim do jogo.