Alcaraz, número 2 do mundo, derrotou Opelka (67º no ranking ATP) com parciais de 6-4, 7-5 e 6-4, em uma partida que teve duração de duas horas e encerrou a rodada noturna em Nova York.
>> Confira os detalhes da estreia de Alcaraz
O adversário do espanhol na segunda rodada será o italiano Mattia Bellucci, número 65 do mundo, um rival que nunca enfrentou no circuito.
Carlitos apareceu em quadra com um novo corte de cabelo, definido mais cedo por seu amigo Frances Tiafoe como "horroroso", mas "aerodinâmico".
"É definitivamente terrível. Mas ele é meu chapa. Olhei para ele e disse 'pelo menos é aerodinâmico'", afirmou Tiafoe após sua vitória na estreia contra o compatriota Yoshihito Nishioka.
"Carlos 'Mosquito' falou que ele vai ficar ainda mais rápido, e eu 'bem, isso vai ser um problema'", brincou o estadunidense.
"Não sei quem falou para ele fazer isso, mas ficou terrível", finalizou Tiafoe, que garantiu ter bastante experiência em cortes de cabelo.
>> Siga todos os jogos do US Open
Depois de seu jogo, Alcaraz explicou o novo look: "Meu irmão simplesmente não entendeu como usar a máquina. Ele saiu cortando. Então, a única maneira de consertar era raspar tudo. Foi assim que saiu esse corte de cabelo."
"Não acredite em Frances, ele está mentindo", rebatou o espanhol às gargalhadas.