Djokovic perdeu recentemente para Carlos Alcaraz nas semifinais do US Open e seus planos para o final da temporada continuam sendo um mistério.
No entanto, há uma pista importante no pôster do Masters da China, que será realizado de 1 a 12 de outubro. O pôster oficial do torneio mostra todas as estrelas da ATP, exceto o sérvio.
Um ano sem títulos de Grand Slam
O ano de 2025 foi decepcionante para Djokovic nos principais torneios. Ele não conseguiu chegar a nenhuma final, caindo para Jannik Sinner em Wimbledon e Carlos Alcaraz no US Open, sempre nas semifinais, e perdendo para Alexander Zverev no Australian Open devido a uma lesão.
Sua primeira decisão após o US Open foi retirar-se da partida da Sérvia na Copa Davis.
Embora ele seja o jogador mais bem-sucedido no Masters de Xangai, com quatro títulos, sua ausência do torneio sugere uma pausa mais longa.
O sérvio, que perdeu a final do ano passado para Sinner, deixará 600 pontos no ranking e sairá do top 4 da ATP em breve.
Possível retorno à Europa
O fato de Djokovic não participar do China Masters provavelmente significa que ele perderá outros torneios na Ásia.
Seu retorno às quadras pode ser apenas em outubro ou novembro em torneios indoor na Europa. Ele já confirmou presença no ATP 250 em Atenas – cidade onde reside agora –, que acontece de 2 a 8 de novembro.
Ainda não se sabe se o sérvio também jogará no ATP Finals em Turim. Embora caia ainda mais no ranking, é muito provável que Nole permaneça no top 10, o que é suficiente para estar presente em Turim, mas é possível que ele se recuse a participar, como fez em 2024, devido ao seu desejo de se preparar para o Aberto da Austrália de 2026.