Nastase foi o 1º tenista na história a ser desclassificado de um torneio por conta de seu comportamento, em Indian Wells 1976. No US Open de 1977, ele muito provavelmente foi pioneiro em mostrar o dedo do meio para uma câmera de TV ao vivo.
Confira todos os resultados do US Open 2025
Mas foi em 1979, que Nastase se tornou o 1º e único tenista em um Grand Slam a ser desclassificado e, na sequência, reclassificado em uma mesma partida.
O episódio aconteceu no duelo da 2ª rodada contra o também calmíssimo John McEnroe, então com 20 anos. Em um jogo com a arquibancada lotada e muita atenção da mídia, as duas feras entraram em quadra já em pé de guerra. Logo nos primeiros games, McEnroe mandou o dedo do meio para a própria torcida, que então mudou de lado para Nastase.
Alô, aeroporto, desliguem os aviões!
As provocações continuaram de lado a lado, com o romeno chegando a pedir para o árbitro telefonar para o aeroporto de La Guardia para interromper as decolagens dos aviões que, segundo ele, atrapalhavam os tenistas.
No 4º set, exausto no auge de seus 33 anos, Nastase passou a demorar muitos minutos em cada saque. Reza a lenda que em alguns momentos ele chegou a deitar em quadra, simulando um cochilo.
“Eu estava cansado”, explicou o romeno 40 anos depois ao The New York Times. “Eu já tinha 33 anos e não jogava mais muito. Ele tinha 20. Eu tive que usar todos os truques que conhecia.”
O árbitro então, depois de se cansar de pedir para o romeno sacar, resolveu acabar com a partida. Só que a torcida – que bebia e gritava no meio dos pontos livremente –, não concordou e se enfureceu.

Árbitro trocado no meio do jogo
Foram 19 minutos de latas, copos, lixo e até garrafas voando em quadra. A polícia não conseguiu conter o público, e o diretor do torneio se viu obrigado a expulsar o árbitro de cadeira e recolocar Nastase na partida.
O jogo durou só mais 10 minutos. McEnroe venceu a batalha por 3 a 1 e os dois tenistas saíram para jantar.
“Eu queria dar um soco na boca dele porque senti que ele tinha ridicularizado toda a partida”, lembrou McEnroe. “Quando eu estava prestes a atacá-lo, ele me disse: ‘Ei, MacAroni — ele me chamava assim — onde vamos jantar?’ E, de repente, passei de querer torcer o pescoço desse cara para sair com ele para uma noite no Patrick’s Pub”.
“Jogar partidas noturnas era algo relativamente novo, e era isso que as tornava divertidas. As pessoas tinham acabado de sair do trabalho, podiam relaxar um pouco, tomar uns drinques e, então, ficar barulhentas e loucas. E foi isso que aconteceu”, definiu o americano.
Naquele ano, John McEnroe conquistou seu primeiro dos 4 títulos do US Open da carreira.