Mais

Recorde de tie-breaks, milhares de aces e mais: veja os números mais incríveis do US Open

Ninguém nunca ganhou tantos tie-break seguidos como Aryna
Ninguém nunca ganhou tantos tie-break seguidos como ArynaELSA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
A edição recém-concluída do US Open teve fatos inéditos, recordes batidos e números impressionantes. O título foi defendido pela melhor tenista do mundo, Aryna Sabalenka, que aumentou sua invencibilidade em tie-breaks para 19, e Novak Djokovic alcançou nova marca histórica, apesar de ter caído na semifinal.

Veja a seguir as estatísticas mais legais do US Open, que terminou no último domingo.

Relembre os resultados do torneio

Números do US Open

1 - Carlos Alcaraz retornou ao posto de número um do mundo após seu triunfo. Ele encerrou o reinado de 65 semanas de Jannik Sinner no topo da classificação.

3 - Pelo terceiro ano consecutivo, um tenista da casa chegou à final do US Open (triunfo de Coco Gauff em 2023, e vice de Jessica Pegula em 2024 e Amanda Anisimova em 2025).

3 - Alcaraz e Sinner são a primeira dupla na era do Open a garantir finais em três torneios do Grand Slam na mesma temporada.

4 - Aryna Sabalenka conquistou seu quarto título de Grand Slam. Ela igualou a marca de Naomi Osaka e, junto com a japonesa, está em terceiro lugar na lista das tenistas da ativa.

5 - Pelo quinto Grand Slam consecutivo, uma americana chegou à final.

6 - Alcaraz conquistou seu sexto título de Grand Slam. Somente Björn Borg conseguiu isso antes dos 23 anos de idade.

7 - Alcaraz registrou sua sétima final de Grand Slam e, junto com Jim Courier e Mats Wilander, é o segundo entre os que conseguiram o feito antes dos 23 anos.

8 - Sinner e Alcaraz dividiram os últimos oito títulos de Grand Slam. É a sequência mais longa nesse aspecto desde o domínio de Roger Federer e Rafael Nadal (11 triunfos em Grand Slam) em 2005-07.

9 - Sabalenka é a primeira mulher desde Serena Williams há nove anos (temporada de 2016) a chegar à final em três Grand Slams em um ano de tênis.

10 - Número de sets perdidos por Novak Djokovic nas semifinais dos Grand Slams deste ano. Ele chegou às semifinais em todos os quatro Grand Slams, mas não passou de nenhum.

11 - Sabalenka se tornou a primeira mulher em 11 anos a defender seu título no US Open.

12 - Faz 12 longos anos que não vemos uma defesa de título bem-sucedida ao mesmo tempo no masculino e no feminino em um Grand Slam. A última vez foi no Australian Open de 2013 com Djokovic e Victoria Azarenka.

13 - Sabalenka aumentou sua série invicta no US Open para 13 partidas. Seu recorde geral nesse torneio é de 35-6.

14 - A final masculina no US Open, pela 14ª vez, foi disputada entre o número um e o número dois do mundo.

15 - Quinze vezes Alcaraz e Sinner se enfrentaram no circuito. O tenista espanhol leva vantagem com 10V e 5D.

16 - Um total de 16 tenistas americanos conquistaram o US Open na era aberta. Os últimos a levantarem a taça foram Gauff no feminino e Andy Roddick no masculino.

17 - Por 17 longos anos, ninguém defende o título masculino do US Open. A última vez que Roger Federer fez isso foi em 2008.

19 - Sabalenka venceu os últimos 19 tie-breaks que disputou na temporada – recorde desde que a estatística é contada. Ela ganhou todos os três no US Open, incluindo um na final contra Anisimova.

21 - Alcaraz venceu 21 dos 22 sets em seu caminho para o triunfo no US Open.

22 - Os americanos estão esperando há 22 anos por um título masculino no Grand Slam. Roddick foi o último a conseguir o feito, no US Open de 2003.

23 - Esta temporada marca a primeira vez em 23 anos (desde a temporada de 2002) que um membro do lendário Big Three (Djokovic, Nadal e Federer) não jogou uma final de Grand Slam.

24 - Aos 24 anos, Sinner se tornou o jogador mais jovem da era Open a chegar à final em cinco Grand Slams consecutivos. Somente Federer, Nadal e Djokovic conseguiram esse feito.

25 - Nos últimos 25 anos, Alcaraz é apenas o quarto tenista a chegar à final do US Open sem perder um set. Lleyton Hewitt (2005), Nadal (2010) e Federer (2015) também conseguiram esse feito.

27 - Alcaraz encerrou a série de 27 vitórias de Sinner em Grand Slams disputados no concreto.

29 - A última vez que o US Open viu uma defesa de título bem-sucedida tanto no masculino quanto no feminino foi há 29 anos (Pete Sampras e Steffi Graf em 1996).

39-2 - Esse é o histórico de Sabalenka em Grand Slams de quadra dura desde o início da temporada de 2023. Ela triunfou em quatro dos seis e jogou a final nos outros dois.

42 - Número de winners de Alcaraz na final contra Sinner na final. O italiano teve a metade deles, 21.

53 - Djokovic estabeleceu um novo recorde na história do tênis ao registrar sua 53ª semifinal de Grand Slam na carreira. Ele ultrapassou a americana Chris Evert.

55 - Sabalenka já garantiu seu lugar como número um do mundo até o final do ano. Na segunda-feira, ela iniciou sua 55ª semana no topo do ranking.

83 - Esse é o número de vitórias que Djokovic registrou na quadra central de Arthur Ashe. O dono de 24 títulos de Grand Slam é o recordista nesse quesito, somando mais quatro este ano.

97 - Alcaraz venceu incríveis 97% dos games de serviço (especificamente 98 de 101).

100 - Sabalenka comemorou sua 100ª vitória em um Grand Slam na final de sábado.

114 - Número de tie-breaks disputados em simples no US Open deste ano.

3.256 - Esse é o número de aces registrados em jogos de simples no US Open deste ano. As mulheres acertaram 827, e os homens acertaram 2.429.