Mais

Sinner derrota Auger-Aliassime e vai enfrentar Alcaraz na final do US Open

Sinner confirmou presença em todas as quatro finais de Grand Slam em uma única temporada
Sinner confirmou presença em todas as quatro finais de Grand Slam em uma única temporadaKENA BETANCUR / AFP
O atual campeão Jannik Sinner derrotou o 25º colocado Felix Auger-Aliassime por 6-1, 3-6, 6-3 e 6-4 nas semifinais do US Open nesta sexta-feira (5), garantindo um confronto emocionante com Carlos Alcaraz pela final e renovando uma das rivalidades mais interessantes do esporte.

Pouco depois de Alcaraz ter usado sua magia para derrotar Novak Djokovic, 24 vezes campeão do Grand Slam, no Arthur Ashe Stadium, Sinner, que normalmente é preciso como uma máquina, falhou algumas vezes, mas prevaleceu para garantir uma terceira final consecutiva com o espanhol.

Siga o US Open pelo Flashscore

A vitória conquistada com muita luta faz de Sinner apenas o quarto homem na era profissional, que começou em 1968, a chegar a todas as quatro finais de Grand Slam em uma única temporada, juntando-se a Djokovic, Rod Laver e Roger Federer.

“Uma temporada incrível. Os Grand Slams são os torneios mais importantes que temos e me encontrar novamente em outra final, especialmente a última desta temporada, com uma torcida incrível... Não poderia ser melhor”, disse Sinner.

Felix e eu jogamos no último torneio (em Cincinnati). Ele é um jogador completamente diferente. Ele estava sacando muito melhor, acertando todas as jogadas muito melhor, então foi uma partida difícil, mas estou obviamente muito feliz", conta. 

"Vi que ele se lesionou em algum momento, então espero que não seja nada grave. Desejo tudo de bom para ele. Ele é um jogador e uma pessoa incrível, então é sempre bom compartilhar partidas legais com ele.”

Números do jogo
Números do jogoFlashscore

Jogo duro

O número um do mundo italiano enfrentou uma breve resistência no quinto game da partida, mas aumentou a intensidade para manter o saque e fechou o primeiro set desigual quando Auger-Aliassime mandou uma bola de backhand para fora.

Auger-Aliassime acalmou os nervos em sua segunda semifinal em Nova York, quebrando para uma vantagem de 5-3 no set seguinte, a caminho de empatar a partida, antes de enfrentar Sinner no terceiro set, mas o momento mudou novamente.

Sinner, que pediu um tempo médico por um problema não especificado, encontrou seu ritmo para fechar o terceiro set, afastando o forte desafio de seu revigorado adversário canadense com alguns saques decisivos no set seguinte para avançar.

Ele disse aos repórteres depois que sentiu espasmos no estômago enquanto sacava em 4-3 no segundo set, mas minimizou as preocupações sobre sua condição física. “Depois do tratamento, me senti muito melhor”, disse ele.

“A certa altura, já não sentia nada. Estava sacando nao ritmo normal, por isso estava tudo bem. Não havia motivo para preocupação. Mas preferi sair de quadra porque era num local diferente.”

A vitória garantiu um confronto emocionante com o segundo colocado Alcaraz, que salvou três match points na final do Aberto da França em junho para manter seu título, antes de perder a coroa de Wimbledon para o italiano em julho.

Sinner antecipou o encontro da trilogia, que acontecerá no domingo (7), três anos depois que os dois se enfrentaram nas quartas de final em Nova York, em uma partida emocionante de cinco sets que Alcaraz venceu antes de levantar o troféu de prata.

“Sinto que nossa rivalidade começou aqui, jogando uma partida incrível”, disse Sinner.

“Somos dois jogadores diferentes agora, com confiança diferente também, então vamos ver o que vai acontecer. Jogamos bastante este ano, então nos conhecemos muito bem. De qualquer forma, foi um torneio incrível, uma sensação incrível jogar na sua frente. Estou ansioso para fazer isso de novo.”