Mais

Rainha das duplas ignorada: Siniakova está fora da lista inicial em novo formato do US Open

Novo formato do US Open deixa campeã de duplas de Wimbledon de fora
Novo formato do US Open deixa campeã de duplas de Wimbledon de foraOrange Pictures, Orange Pics BV / Alamy / Profimedia
A rainha das duplas no tênis, Katerina Siniakova, voltou de Londres com o 11º troféu da modalidade do Grand Slam. Ao lado do holandês Sem Verbeek, a tenista tcheca venceu o torneio misto de Wimbledon e é a número um no ranking de duplas. Mas isso não foi suficiente para que os organizadores do US Open abrissem espaço para Siniakova no torneio de duplas mistas no último Grand Slam da temporada.

Este ano, nas quadras do All England Club, a tcheca de 29 anos mostrou que é uma jogadora de duplas excepcional. Pela primeira vez, uniu forças com o desconhecido Verbeek e chegou ao título do torneio. Nas duplas femininas, com Taylor Townsend, Siniakova chegou às semifinais. O discurso, o humor positivo e o sorriso eterno da tenista são sempre um bônus.

Durante Wimbledon, no entanto, algo quebrou o ânimo da tenista. Os organizadores do US Open decidiram dar um novo estilo à competição mista e transformá-la em uma exibição dos jogadores mais famosos, que unirão forças com tenistas selecionados. O nome da jogadora tcheca não entrou na lista da organização.

"Sinceramente, não sei como eles conseguiram fazer isso. Quando a lista de duplas foi divulgada, fiquei chocada", admitiu Siniakova.

Assim, Naomi Osaka e Nick Kyrgios, Emma Navarro e Jannik Sinner e Emma Raducanu e Carlos Alcaraz serão vistos nas quadras em Nova York. Talvez também Novak Djokovic com Olga Danilovic (32ª WTA), que atualmente ocupa a 164ª posição no ranking de duplas.

"Parece que os agentes juntaram super jogadores de simples para atrair as pessoas", suspeita Siniakova.

Apreensão com novo formato

As regras do torneio determinam que apenas 16 duplas jogarão a competição mista, com oito equipes ganhando o direito de participar com base na classificação combinada de simples. As outras oito equipes terão um wild card. No entanto, não está claro como e quem será selecionado.

Atualmente, Siniakova e Verbeek estão completamente fora da classificação. A tenista tcheca está em 84º lugar na classificação mundial de simples, enquanto o holandês especialista em duplas não aparece na classificação de simples.

"Como dois atletas, gostaríamos muito de jogar e é triste saber que não temos chance. O lado positivo, é claro, é que mais pessoas poderão ver até mesmo as estrelas de simples no torneio de duplas, que será um pouco mais acessível ao público. Mas, como jogador de duplas, meu coração sangra" , admitiu Verbeek em uma entrevista ao Independent na semana passada.

Mesmo assim, Siniakova ainda não perdeu as esperanças. Ela acredita que a sorte pode lhe sorrir na forma de um wild card.

"Acho que a classificação será apenas para as oito melhores equipes e eles terão que dar wild cards para as demais. Na verdade, ainda não sei se vou me candidatar a um wild card, nem mesmo sei como eles serão distribuídos", preocupa-se a jogadora de duplas.

É muito provável que as duplas com as melhores classificações totais e os titulares de wild cards sejam selecionados a partir da lista já preparada e anunciada. É claro que ainda existe a possibilidade de que alguns dos "escolhidos" mudem de ideia no último minuto.

Mas, dada a natureza de exibição do torneio e o tentador prêmio de um milhão de dólares para a dupla, isso não é totalmente provável.

"É interessante que eles tenham fechado o acordo com bastante antecedência. Os torneios mistos são definidos nos Grand Slams pouco antes do torneio. Mas, pelo que ouvi, parece que os organizadores colocaram os super jogadores individuais juntos para atrair as pessoas", disse Siniakova.

A escalação final para o torneio misto no US Open foi anunciada para 28 de julho, com o evento real ocorrendo durante a Fan Week, antes do início efetivo do Grand Slam de Nova York, nos dias 19 e 20 de agosto.

Siniakova participará do Livesport Prague Open antes do US Open e também jogará em Varsóvia, mas não tem como objetivo os torneios de quadra dura nos EUA e no Canadá neste ano.