Mais

De tiro em quadra a sede escolhida por votação: veja as top 10 curiosidades do US Open

Alcaraz chutando bola na quadra central: nenhum Slam é tão "entertaining" quanto o US Open
Alcaraz chutando bola na quadra central: nenhum Slam é tão "entertaining" quanto o US OpenCLIVE BRUNSKILL / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

O US Open que começou neste domingo (24) é a 145ª edição do torneio. Já muito mais que centenário, o Grand Slam estadunidense mudou a história do tênis e tem muitos causos para contar. Confira a lista de curiosidades do US Open que você têm de conhecer.

Fundado em 1881, o Aberto de tênis dos Estados Unidos já foi disputado em três superfícies diferentes e é o único dos Slams a ser jogado ininterruptamente desde seu início.

O torneio também foi pioneiro em um monte de quesito – de partidas noturnas a polícia apartando briga na plateia.

Top 10 curiosidades do US Open

Semifinal do US Open 1890 em Newport
Semifinal do US Open 1890 em NewportDomínio Público/International Tennis Hall of Fame

1) Único Slam a ser jogado na grama, saibro e quadra dura

Assim como os demais majors, o US Open também começou sua história como um torneio de grama. Por reclamação dos atletas, e para ser mais fácil de ser visto na televisão, em 1975 o evento passou a ser jogado no saibro verde.

A quadra dura foi adotada em 1978 – superfície que persiste até hoje. O US Open é, portanto, o único Grand Slam que já foi disputado em três superfícies diferentes.

Siga a chave feminina do US Open em tempo real

O ex-número 1 do mundo Jimmy Connors é o único tenista da história a ter vencido um mesmo Grand Slam na grama, no saibro e na quadra rápida.

Até 2004, as quadras do torneio norte-americano eram verdes. O azul tom “US Open” foi adotado a partir de 2005 para ajudar na identificação da bolinha.

2) Nova York foi escolhida como sede por votação

O primeiro US Open aconteceu em um clube social chamado Newport Casino, no estado de Rhode Island.

Chamado então de US National Championships, o torneio se mudou para Nova York em 1915, após votação dos membros da associação americana de tênis – que achavam Newport longe e isolada demais.

Confira todos os resultados da chave masculina do US Open 

A primeira casa do evento na cidade que nunca dorme foi em um clube de tênis chamado West Side, a apenas 5km do complexo de Flushing Meadows, sua atual casa.

Mas enquanto os homens passaram a jogar em Nova York, a chave feminina foi disputada na Filadélfia até 1921.

Flushing Meadows foi inaugurado apenas em 1978, e passou a receber o US Open desde então até hoje.

Em 75, o US Open teve saibro e jogos noturnos pela 1ª vez
Em 75, o US Open teve saibro e jogos noturnos pela 1ª vezUS Open

3) Único a ter torcedor atingido por tiro

Em 1977, um ano antes da mudança para Flushing Meadows, um espectador que assistia ao jogo da 3ª rodada entre John McEnroe e Eddie Dibbs foi baleado.

A partida foi imediatamente interrompida para que o torcedor fosse retirado da arquibancada de maca – ele sobreviveu ao tiro. 

A polícia concluiu mais tarde que o espectador foi atingido por uma bala perdida. O atirador – que nunca foi identificado – disparou sua arma calibre 38 nas ruas do Queens, a bala ricocheteou e entrou no estádio, antes de aterrissar na coxa do pobre torcedor.

4) Primeiro a ter tie-break e jogo noturno

Em 1970, o US Open tornou-se o primeiro torneio de Grand Slam a usar tie-break para decidir um set que chegasse a um placar de 6–6. De 1970 a 1974, o tie-break era disputado em morte súbita de 9 pontos.

Em 1975 foi adotado o sistema de 12 pontos da Federação Internacional de Tênis (ITF). E neste mesmo ano, o US Open passou a ter partidas noturnas para atrair torcedores que trabalhavam durante o dia.

5) Primeiro a ter mesma premiação entre homens e mulheres

O US Open começou a conceder prêmios em dinheiro iguais para homens e mulheres ainda em 1973, mais de 30 anos antes de Wimbledon adotar a medida. 

Em 73, os campeões do US Open daquele ano, John Newcombe e Margaret Court, receberam US$ 25 mil cada um. Em 2025, o evento se tornou o primeiro na história do tênis a oferecer US$ 90 milhões a seus participantes.

6) Único Grand Slam que nunca parou

O US Open é o único dos quatro torneio de Grand Slam a ser realizado de forma ininterrupta desde sua criação até hoje.

Os outros três (Wimbledon, Roland Garros e Australian Open) fizeram pausas durante as duas grandes guerras mundiais e no primeiro ano da pandemia da COVID-19, em 2020.

7) Primeiro a ter irmãs em uma final

No US Open 2001, Venus e Serena Williams se tornaram as primeiras irmãs a se enfrentarem em uma final de Grand Slam. A partida durou 69 minutos, com Venus vencendo a irmã caçula por 6-2 e 6-4.

8) Primeiro a usar replay como desafio

O US Open de 2006 foi o primeiro dentre os Slams a permitir que os tenistas contestassem decisões dos juízes de linha através do sistema de replay Hawk-Eye.

9) Maior estádio do mundo

O Arthur Ashe Stadium, quadra central de Flushing Meadows, abriu para o público em 1997. Com capacidade para mais de 23 mil espectadores, nunca perdeu o posto de maior arena de tênis do planeta.

O estádio foi batizado em homenagem a Arthur Ashe, tenista amador que conquistou o primeiro US Open da Era Aberta do tênis, em 1968.

A maior arena de tênis do planeta fica en NY
A maior arena de tênis do planeta fica en NYUS Open

10) Único Slam a ter torcida anulando o árbitro

Em um lendário jogo da 2ª rodada de 1979, entre a lenda romena Ilie Nastase e o futuro campeão John McEnroe, o árbitro acabou expulso de jogo.

Essa história tem detalhes deliciosos e merece um post só pra ela. Leia aqui como foi o duelo mais caótico da história do US Open.