Townsend chegou a ficar atrás 5-3 no primeiro set, mas venceu 9 games seguidos contra a campeã de Roland Garros de 2017 para ganhar o jogo com parciais de 7-5 e 6-1.
No fim do jogo, houve um aperto de mão frio na rede e as duas começaram uma discussão iniciada por Ostapenko, antes de Townsend se afastar, cumprimentar a árbitra de cadeira e agitar a torcida.
"É competição. As pessoas ficam chateadas quando perdem e algumas acabam falando coisas ruins", disse a americana na entrevista em quadra.
"Ela me disse que eu não tinha classe, que não tenho educação e para ver o que acontece quando estivermos fora dos Estados Unidos", acrescentou.
"Estou esperando por isso. Já venci ela no Canadá, fora dos Estados Unidos, então vamos ver o que mais ela tem a dizer. O fato é que algumas pessoas simplesmente não sabem perder", alfinetou.
Após o entrevero, Ostapenko argumentou em Instagram que sua oponente não se desculpou por um ponto decisivo ganho com ajuda da rede. Townsend também não teria cumprido corretamente o rito de aquecimento entre as tenistas antes da partida.
Taylor Townsend enfrenta na 3ª rodada do US Open a fenômeno adolescente Mirra Andreeva (6ª do mundo).