A número um do mundo derrotou Fernández por 6-3 e 7-6 (2) no início da sessão noturna em Nova York. Sabalenka, que não passava das oitavas de final desde 2020, enfrentou Fernández pela primeira vez desde a dolorosa derrota sofrida para a canadense nas semifinais do US Open de 2021.
Veja a chave feminina do US Open
Desde então, a bielorrussa decolou, conquistando três títulos de Grand Slam, incluindo seu primeiro título em Nova York em 2024, enquanto Fernández nunca mais brilhou como naquele US Open, aos 19 anos.
"Eu estava ansiosa por essa revanche", reconheceu Sabalenka. "Estou muito feliz por conquistar esta vitória; ela é uma grande competidora."
A número um do mundo resistiu à pressão inicial em um primeiro game que durou mais de 10 minutos, no qual neutralizou quatro break points. Após escapar dessa emboscada, Sabalenka venceu o primeiro set, mas Fernández reagiu no segundo com o apoio de grande parte da torcida.
Ambas as jogadoras mantiveram seus saques, e o set foi decidido a favor de Sabalenka no tie-break, sua partida mais importante deste ano, na qual ela venceu 20 das 21 partidas disputadas.
A adversária inesperada de Sabalenka nas oitavas de final será a espanhola Cristina Bucsa, 35ª colocada no ranking da WTA, que fará sua estreia em Grand Slams nesta fase.