O Grand Slam de Nova York terá uma campeã inédita neste ano, já que Sabalenka perdeu a decisão de 2023 e Pegula jamais havia passado das quartas de final de um major.
Independente do resultado, Aryna vai se manter na 2ª colocação do próximo ranking, enquanto Pegula já tem garantida a 3ª posição. A ganhadora da finalíssima leva para casa 3,6 milhões de dólares.
Ambas já se enfrentaram 7 vezes na carreira: são 5 vitórias para Sabalenka e 2 para Pegula.
• Siga a final feminina do US Open em tempo real
O último duelo foi na decisão do WTA 1000 de Cincinnati, há apenas três semanas, vencida pela número 2 do ranking em sets diretos.
Aryna, uma força da natureza
Bicampeã do Australian Open, a bielorrussa de 26 anos é a tenista com melhor retrospecto do circuito nos Grand Slams de quadra dura, mas o caneco no US Open ainda não veio.
No ano passado, ela levou a virada contra Coco Gauff na final — sua única derrota nas últimas 27 partidas disputadas em Nova York e Melbourne nas últimas duas temporadas.
No atual US Open, Sabalenka perdeu apenas um set em seis partidas. Depois de derrotar Priscilla Hon e Lucia Bronzetti, a número 2 do mundo saiu de um set abaixo para virar contra a russa Ekaterina Alexandrova (26ª).
Na sequência, ela eliminou a belga Elise Mertens e atropelou a medalhista de ouro olímpica Zheng Qinwen (7ª) nas quartas de final.
Na semifinal, a vítima foi a nova-iorquina Emma Navarro (13ª), que perdeu por 6-3 e 7-6(2).
Pegula renasce após pular o saibro
Assim como aconteceu com Gauff no ano passado, Pegula terá a torcida a seu lado contra a bielorrussa.
Natural do Estado de Nova York, a tenista de 30 anos chega de 15 vitórias em 16 partidas — sendo que seu único revés no período foi justamente para Aryna.
A estadunidense sofreu uma lesão nas costas na primeira metade do ano e só voltou às quadras após a temporada de saibro. E seu retorno tem sido triunfal, com as conquistas do WTA 500 de Berlim e do WTA 1000 de Toronto.
No US Open 2024, Pegula também perdeu apenas um set – foi na semifinal, contra Karoline Muchová, em jogo em que a americana saiu atrás 6-1, mas conseguiu a virada.
Nas quartas, a número 6 do mundo atropelou nada mais nada, menos que Iga Swiatek (1ª).
Sabalenka é favorita ao título nos sites de apostas, com 1.3 de média de odds contra 3.4 da rival.
Onde assistir
Aryna Sabalenka x Jessica Pegula
Sábado, 7 de setembro, às 17h (de Brasília)
Transmissão: ESPN e SporTV3 (TV paga) e Disney+ (streaming).