Mais

Sem descanso, Swiatek vence nas duplas mistas do US Open com Ruud; Alcaraz e Raducanu caem

Iga faz parceria com Casper Ruud
Iga faz parceria com Casper RuudProfimedia / ČTK / AP / Yuki Iwamura

Horas depois de ter sido campeã do WTA 1000 de Cincinnati, a tenista polonesa estreou com vitória nesta terça-feira (19) no renovado torneio de duplas mistas do US Open, enquanto Carlos Alcaraz e Emma Raducanu foram eliminados, assim como a dupla formada pelos sérvios Novak Djokovic e Olga Danilovic.

Após viajar à noite em um voo particular até Nova York, Swiatek, jogando ao lado do norueguês Casper Ruud, venceu os americanos Madison Keys e Frances Tiafoe por 2 sets a 0, com parciais de 4-1 e 4-2, sob um sol escaldante na quadra principal de Flushing Meadows.

Siga a estrelada chave de duplas mistas do US Open 2025

A estrela polonesa ainda não teve tempo de comemorar o primeiro título em Cincinnati, vencendo uma intensa final de quase duas horas contra a italiana Jasmine Paolini. "Sinceramente, os últimos dois dias pareceram que foram um só, mas estou muito feliz de estar aqui", admitiu Swiatek, que só conseguiu fazer um treino com Ruud.

"Estou feliz de formar dupla com a Iga", disse o norueguês. "Ela está numa série de vitórias nos últimos dias então eu embarquei junto. Vamos ver se conseguimos vencer mais alguns jogos".

Swiatek, campeã do US Open em 2022, e Ruud, vice-campeão no mesmo ano, tiveram um breve descanso antes de voltarem a entrar em quadra para enfrentar a americana Caty McNally e o italiano Lorenzo Musetti nas quartas de final.

McNally e Musetti haviam derrotado mais cedo a japonesa Naomi Osaka e o francês Gaël Monfils por 5-3 e 4-2.

Swiatek e Ruud venceram novamente, com parciais de 4-1 e 4-2, e se classificaram para a semifinal.

Em outro dos primeiros jogos, a lendária Venus Williams e o também americano Reilly Opelka foram eliminados pela tcheca Karolina Muchova e o russo Andrey Rublev por 4-2 e 5-4 (4).

"Emmalitos" perdem mas se divertem

Por sua vez, o espanhol Carlos Alcaraz, campeão do Masters 1000 de Cincinnati, e a britânica Emma Raducanu foram eliminados pelo britânico Jack Draper e a americana Jessica Pegula com um duplo 4-2.

Alcaraz, em outro exemplo da agenda lotada, havia erguido seu primeiro troféu em Cincinnati menos de 24 horas antes.

O número dois do mundo pegou um avião particular durante a noite para chegar a Nova York, onde a curiosidade estava a flor da pele para assistir à sua primeira aparição ao lado de Raducanu.

Desde antes da formação da dupla, os dois ex-campeões do US Open têm sido cercados por especulações sobre um possível relacionamento amoroso, o que a britânica negou em junho, afirmando que eles são apenas "bons amigos".

Alcaraz e Raducanu, ambos de 22 anos, confirmaram sua enorme cumplicidade desde o momento em que pisaram na maior quadra de tênis do mundo.

Com mais de 20.000 torcedores torcendo por eles, Raducanu arrancou a primeira risada de Alcaraz com um comentário em seu ouvido enquanto cumprimentavam a torcida.

As brincadeiras continuaram durante os intervalos e após alguns grandes lances do espanhol, como uma paralela por fora da rede que deixou Raducanu com as mãos na cabeça, sem acreditar.

No fim, ambos pagaram por sua maior inexperiência em duplas contra Draper e Pegula, que controlaram a partida desde o início.

"Foi uma atmosfera muito divertida, mesmo que tenham sido necessárias algumas jogadas incríveis do Carlos para animar as coisas", brincou Pegula, ex-número um do mundo em duplas ao lado de Coco Gauff.

Djokovic reaparece, e perde

Em sua primeira aparição desde Wimbledon, o sérvio Novak Djokovic foi derrotado ao lado de sua compatriota Olga Danilovic na primeira rodada.

Djokovic e Danilovic foram superados pelos russos Daniil Medvedev e Mirra Andreeva com parciais de 4-2 e 5-3, após 43 minutos de um duelo movimentado na quadra central.

Aos 38 anos, Nole vem guardando forças desde que foi derrotado na semifinal de Wimbledon, em julho, para o grande desafio do US Open, sua última oportunidade na temporada de conquistar seu aguardado 25º título de Grand Slam.

Após desistir de disputar os Masters 1000 do Canadá e de Cincinnati, ele entrará na disputa pelo seu quinto título no US Open a partir de domingo.

A dupla que formou com Danilovic, 41ª no ranking da WTA, foi amplamente superada no primeiro set pela jovem Andreeva e por Medvedev, campeão do US Open em 2021 vencendo Djokovic na final.

Com vantagem de 3-2 na segunda parcial, os sérvios desperdiçaram dois set points para forçar o tie break decisivo de dez pontos.

Andreeva, de 18 anos e vencedora de dois WTA 1000, e Medvedev perderam na sequência para Jessica Pegula e Jack Draper.

A dupla formada pelo italiano Jannik Sinner e a tcheca Katerina Siniakova desistiu de participar do torneio depois que o número 1 do tênis masculino teve que abandonar a final de Cincinnati devido a um mal-estar no primeiro set.

Para aumentar o interesse sobre as duplas mistas, a organização do US Open mudou o calendário da competição para este ano, com jogos nesta terça e na quarta-feira, e uma premiação robusta para os vencedores: US$ 1 milhão (R$ 5,4 milhões na cotação atual).

O torneio utiliza um sistema de pontuação modificado, com sets que vão até quatro games e um tie break de dez pontos no lugar da terceira parcial.