Krejcikova, bicampeã de Grand Slam, superou Townsend e o clima de tensão contra Nova York, vencendo por 1-6, 7-6 (13) e 6-3.
Veja a chave feminina do US Open
Número um do mundo em duplas, Townsend teve um sucesso inesperado em simples, jogando sob os holofotes do amargo incidente desta semana com Jelena Ostapenko. A norte-americana, 139ª colocada em simples, derrotou a letã, campeã de Roland Garros de 2017, e a então jovem russa Mirra Andreeva, quinta cabeça de chave em Nova York.
Sob a pressão da segunda maior quadra, a norte-americana chegou muito perto de avançar para as quartas de final de um Grand Slam pela primeira vez.
Com o primeiro set garantido e uma vantagem de 5 a 4 no segundo, Townsend perdeu seu primeiro match point. Krejcikova estendeu a partida para um tie-break longo e emocionante, do qual saiu vitoriosa após segurar mais sete match points de Townsend. Após a parcial interminável, a tcheca selou sua vitória no terceiro set.
"Que partida...", disse uma emocionada Krejcikova, que ficou de fora este ano devido a uma lesão nas costas que temia que pudesse encerrar sua carreira.
"Não consegui jogar, não consegui treinar, não sabia se algum dia voltaria", lembrou a ex-campeã de Roland Garros (2021) e Wimbledon (2024), agora na 62ª posição no ranking.