Williams, que não competia em um Grand Slam havia dois anos, venceu um set contra a talentosa tcheca, semifinalista nas duas últimas edições deste torneio. Muchová, 13ª colocada no ranking da WTA, resistiu à pressão da Quadra Central, a maior do mundo, e avançou para a segunda rodada com parciais de 6-3, 2-6 e 6-1.
Veja a chave feminina do US Open
Ainda assim, o destaque absoluto ficou com a mais velha das irmãs Williams, cuja competitividade despertou entusiasmo nas arquibancadas, especialmente de seu noivo, o ator Andrea Preti. Sua ex-rival Maria Sharapova também acompanhou a californiana em sua 25ª participação no US Open, torneio que venceu em 2000 e 2001.
Venus, detentora de sete troféus de Grand Slam, retornou há um mês ao torneio de Washington após mais de um ano de ausência, onde passou por uma cirurgia para remover miomas uterinos, tumores benignos que lhe causavam dor havia décadas.
"Eu estava estressada, vocês me estressaram", disse Muchová ao público antes de elogiar sua oponente, que acenou para os espectadores ao sair da quadra. "Foi incrível dividir a quadra com ela. Sou grata por ter tido a sorte de vencer", reconheceu a tcheca.