Williams, de 45 anos, e sua compatriota Hailey Baptiste derrotaram a canadense Eugenie Bouchard e a americana Clervie Ngounoue com parciais de 6-3 e 6-1 na primeira rodada do evento.
Confira os detalhes da partida
"É ótimo poder jogar, embora provavelmente seja ainda mais difícil jogar duplas primeiro, porque eu não sou uma jogadora de duplas", disse Williams após a partida de 73 minutos.
"Minha situação é muito diferente da do ano passado, quando, em vez de jogar aqui, eu estava me preparando para uma cirurgia", lembrou ela.
A irmã mais velha de Serena Williams vai enfrentar a americana Peyton Stearns na terça-feira em sua primeira partida de simples em 16 meses – período em que ela passou por uma cirurgia para remover miomas uterinos, tumores benignos que lhe causavam dor havia décadas.
Siga Williams x Stears em tempo real
"Eu nem estava pensando em tênis naquele momento. Eu só queria passar por uma cirurgia bem-sucedida para sobreviver", lembrou ela.
"Isso definitivamente colocou tudo em perspectiva para mim e talvez tenha facilitado a decisão de voltar para cá e talvez jogar com ainda mais liberdade", explicou a heptacampeã de Grand Slam.
Nesta segunda-feira, cerca de 3.000 fãs compareceram para torcer por sua estrela, incluindo o astro da NBA Kevin Durant, natural da capital dos Estados Unidos.
"Deu muito trabalho. Treinei durante meses para chegar a este momento, mas nada é uma garantia. Você não vence até que o ponto final termine", comentou. "Mas é importante compartilhar essas emoções com as pessoas".