Medvedev havia chegado às semifinais de Wimbledon nos últimos dois anos, mas a tentativa do russo de mais uma boa campanha no All England Club chegou a um fim abrupto nas mãos do número 64 do mundo. Bonzi venceu com parciais de 7-6 (2), 3-6, 7-6 (3) e 6-2 em 3h07mins, em condições de calor intenso na quadra 2.
Veja a chave masculina de Wimbledon
Foi a primeira vez em sete participações em Wimbledon que Medvedev não conseguiu passar da primeira rodada. O russo, seis vezes finalista de Grand Slam, está em um ano péssimo nos majors, perdendo na segunda rodada do Australian Open e na primeira rodada de Roland Garros antes de seu fracasso no Grand Slam de grama.
O jogador de 29 anos, que venceu o US Open em 2021, derrotou o cabeça de chave Jannik Sinner nas quartas de final de Wimbledon no ano passado, antes de perder para o atual campeão Carlos Alcaraz nas semifinais.
"Esta é minha primeira vitória entre os 10 melhores em um Slam. Obviamente, é sempre especial nesse torneio", disse Bonzi. "Eu adoro este lugar, então é muito especial e Daniil é um grande jogador. Ele chegou a duas semifinais aqui".