Tricampeão em Eastbourne, Fritz bateu o brasileiro por 6-3, 6-7(5) e 7-5, em 2 horas de partida. O jogo começou na quarta-feira, mas foi interrompido após o 2º set por falta de luz natural – o carioca afirmou que não conseguia mais ver direito a bolinha, apesar dos protestos do americano.
João sai de Eastbourne com sua primeira vitória na grama da carreira (2 sets 1 contra Zizou Bergs na estreia), e está subindo no momento para a 54ª colocação do ranking mundial.
O jovem carioca parte agora para Londres para debutar na chave principal de Wimbledon. Ele estreará no Grand Slam britânico entre segunda (30) e terça-feira (1º) da próxima semana.
Já Taylor Fritz vai disputar as quartas de final em Eastbourne contra o compatriota Marcos Giron (46º).
Duelo apertado contra o 5º do mundo
Fritz sacou super bem, como de costume, e não deu chances para João no 1º set.
Na 2ª parcial, o brasileiro achou o caminho das devoluções e conseguiu levar o tie-break com autoridade, antes do jogo ser interrompido pela organização do torneio.

Na retomada da partida, em uma tarde com muito vento no litoral inglês, João Fonseca demorou para achar seu ritmo e foi quebrado de cara.
O duelo parecia definido, mas o carioca cresceu na parte final e quebrou Fritz pela 1ª e única vez quando o americano sacava para o jogo em 5-3.
Na sequência, João cometeu alguns erros e Fritz capitalizou para conseguir sua 3ª quebra no embate, antes de confirmar o saque.
"Seria melhor termos continuado o jogo ontem. Hoje nestas condições (de muito vento) poderia ter acontecido qualquer coisa", analisou o americano ao final da partida.